[weglot_switcher]

Unicef estima que cerca de 100 mil crianças foram afectadas pela explosão em Beirute

A Unicef estimou este domingo que cerca de 100 mil crianças foram afetadas pelas explosões em Beirute de terça-feira, apesar de os números ainda serem “confusos”, e alertou para a urgência em ajudar a atenuar as necessidades mais imediatas das vítimas.
9 Agosto 2020, 17h54

As explosões afetaram, entre outros, hospitais que sofreram graves danos, centros de saúde e cerca de 120 escolas, além de se terem perdido as provisões de saúde que estavam armazenadas perto da capital libanesa em plena pandemia de covid-19.

A diretora de Comunicação e Alianças Privadas da Unicef, uma agência das Nações Unidas, a espanhola Raquel Fernández, afirmou num comunicado em vídeo que entre as 100 mil crianças afetadas estão as vítimas mortais e feridas, mas também aquelas que perderam a casa ou que não encontram a família no meio do “caos”.

Segundo Raquel Fernández, estas crianças estão a sentir “o trauma do horror vivido”, a que se soma a situação de crise económica e a pandemia de covid-19 que atravessava o país antes da explosão, e, por isso, defendeu que a necessidade de proteger a infância nestes momentos é urgente.

Segundo esta porta-voz da Unicef, neste momento, as prioridades centram-se na compra de provisões de saúde e kits de higiene e água, e no apoio do programa de juventude pelo qual os jovens voluntários ajudam a limpar ruas e casas, e a preparar e distribuir comida para as famílias mais vulneráveis.

Reunir crianças separadas das suas famílias, dar apoio psicossocial, reabilitar escolas e centros de saúde são também outras das prioridades destacadas pela Unicef.

“São necessidades muito urgentes, imediatas e muito graves. A Unicef precisa de ajuda, necessita de fundos. As nossas necessidades iniciais são superiores a oito milhões de dólares e como sempre agradecemos muitíssimo a todos aqueles que possam e queiram apoiar”, apelou Raquel Fernández.

A Unicef trabalha, desde o primeiro dia, com as autoridades locais, organizações não-governamentais (ONG) e outros “aliados” no terreno.

Raquel Fernández dá exemplos de como ajudar e, entre outros, refere o transporte de medicamentos e vacinas que havia num armazém perto do porto de Beirute, e que foram levados para um outro mais seguro, e o programa de apoio à juventude e protecção infantil que presta apoio psicossocial às crianças afectadas.

As explosões que atingiram Beirute na terça-feira causaram pelo menos 154 mortos e cerca de seis mil feridos, segundo o último balanço das autoridades libanesas. Até 300 mil pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, indicou o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa. O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.