[weglot_switcher]

Universidade da Madeira integra centro para inovação pedagógica no ensino superior

O consórcio integra nove instituições de ensino, tem um orçamento de 3,7 milhões de euros com verbas do PRR, e tem como parceiro líder a Universidade Nova de Lisboa.
11 Abril 2024, 10h38

A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros do novo Centro de Excelência para a inovação pedagógica no Ensino Superior (SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network).

O SAPIEN possui um orçamento de 3,7 milhões de euros, e junta nove parceiros.

O financiamento vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o beneficiário é a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

O centro tem como parceiro líder a Universidade Nova de Lisboa. Os restantes membros são a UMa, a Universidade dos Açores, do Algarve e de Évora, os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e de Setúbal, e o Egas Moniz School of Health and Science.

O objetivo deste centro passa por “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes); e consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através de uma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras eficientes na promoção de ensino de qualidade”.

Os parceiros deste centro vão procurar delinear uma estratégia que assente em três linhas de ação: “um modelo pedagógico centrado nos estudantes e nas suas aprendizagens, ajustado à co-construção do conhecimento e ao desenvolvimento de competências relevantes; 2) desenvolvimento profissional de docentes sobre metodologias de ensino e de avaliação alinhadas com o modelo pedagógico, com recurso a ferramentas digitais; e 3) ambientes enriquecidos de aprendizagem, modernos e potentes, com integração significativa de recursos tecnológicos e digitais”, sublinha a instituição de ensino superior madeirense.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.