A Universidade da Madeira (UMa) faz parte do INCORE, um projeto que junta ainda o Instituto Superior Técnico, a Trisolaris Advanced Technologies (Portugal), o La Palma Research Centre, a Universidad Europea de Canarias (Espanha) e a University of Reunion Island (França). O objetivo desta iniciativa passa por estimular a inovação e a capacidade empreendedora das Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões ultraperiféricas (RUP) da Europa, aproveitando oportunidades contextuais e de negócios específicas da região.
O INCORE é financiado pela União Europeia, em 1,2 milhões de milhões, através do European Institute of Innovation & Technology.
A melhoria da cooperação entre a UMa e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é outro dos objetivos do INCORE.
Com esta maior aproximação entre as instituições do ensino superior e as empresas pretende-se proporcionar “o acesso às infraestruturas de pesquisa, bancos de ensaio e instalações laboratoriais da instituição de ensino superior madeirense, contribuir para a implementação de regimes simplificados de direitos de propriedade intelectual e um quadro legal simplificado para a cooperação, UMa-PMEs, através de um gabinete de transferência de tecnologia, e a criação de um Centro de investigação de gestão para um desenvolvimento sustentável”, explica a UMa.
A instituição do ensino superior madeirense diz ainda que através do INCORE se pretende também “introduzir um conjunto complementar de medidas e ações transversais, com base nas necessidades da vida real, criando uma nova base para um ambiente empresarial mutuamente benéfico para a UMa e para o tecido empresarial regional”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com