Universidade de Amesterdão e TomTom apresentam novo laboratório de investigação para condução autónoma

O Atlas Lab vai focar-se na utilização da Inteligência Artificial para desenvolver mapas para os veículos autónomos.

A TomTom e a Universidade de Amesterdão (UvA) apresentaram um novo laboratório de investigação público-privado.

O Atlas Lab vai focar-se na utilização da Inteligência Artificial (IA) para desenvolver mapas em alta definição para os veículos autónomos. O laboratório faz parte do ICAI, Centro de Inovação nacional para a IA, localizado no Amsterdam Science Park.

“Na UvA, já estamos a fazer investigação em reconhecimento automatizado de itens em imagens e vídeos. Esta colaboração com a TomTom oferece uma dimensão extra para uma nova e desafiante investigação ao nível da IA”, comentou Theo Gevers, um dos Directores Científicos do Atlas Lab.

Nos próximo cinco anos, cinco alunos de doutoramento vão trabalhar no Atlas Lab em projectos que contribuem para o reconhecimento automatizado de itens como sinais de trânsito e localização 3D de veículos. Para recolher os dados necessários, estão a ser utilizadas carrinhas de mapeamento móvel equipadas com sistemas LIDAR e câmaras.

“Esta parceria deixa-nos um passo mais próximo de um futuro autónomo com estradas mais seguras, livres de congestionamento e emissões prejudiciais para o ambiente”, referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Mercedes-Benz tem melhor novembro de sempre em vendas

A fabricante alemã, um dos principais símbolos da indústria automóvel europeia, anunciou um acréscimo de 5,3% nas vendas face ao período homólogo de 2018. Familiares compactos e SUV impulsionaram performance.

Elon Musk explica por que vidros “inquebráveis” partiram na apresentação do Cybertruck

Cibernauta confrontou CEO da Tesla. Outros testes verificaram que o material utilizado na construção é efetivamente seguro e rígido para ser utilizado na estrutura.

Elon Musk diz que Tesla já recebeu 200 mil encomendas da “Cybertruck”

O empresário norte-americano tem publicado na rede Twitter o número de reservas da ‘sua’ nova pick-up elétrica.
Comentários