Universidade de Amesterdão e TomTom apresentam novo laboratório de investigação para condução autónoma

O Atlas Lab vai focar-se na utilização da Inteligência Artificial para desenvolver mapas para os veículos autónomos.

A TomTom e a Universidade de Amesterdão (UvA) apresentaram um novo laboratório de investigação público-privado.

O Atlas Lab vai focar-se na utilização da Inteligência Artificial (IA) para desenvolver mapas em alta definição para os veículos autónomos. O laboratório faz parte do ICAI, Centro de Inovação nacional para a IA, localizado no Amsterdam Science Park.

“Na UvA, já estamos a fazer investigação em reconhecimento automatizado de itens em imagens e vídeos. Esta colaboração com a TomTom oferece uma dimensão extra para uma nova e desafiante investigação ao nível da IA”, comentou Theo Gevers, um dos Directores Científicos do Atlas Lab.

Nos próximo cinco anos, cinco alunos de doutoramento vão trabalhar no Atlas Lab em projectos que contribuem para o reconhecimento automatizado de itens como sinais de trânsito e localização 3D de veículos. Para recolher os dados necessários, estão a ser utilizadas carrinhas de mapeamento móvel equipadas com sistemas LIDAR e câmaras.

“Esta parceria deixa-nos um passo mais próximo de um futuro autónomo com estradas mais seguras, livres de congestionamento e emissões prejudiciais para o ambiente”, referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Lucro trimestral da Toyota cai 74% devido a queda de vendas durante o confinamento

O lucro da construtora de automóveis japonesa Toyota caiu 74% no último trimestre, face ao mesmo período do ano passado, devido à queda para metade da venda de carros causada pela pandemia da Covid-19, anunciou esta quinta-feira a empresa.

BMW regista perdas de 362 milhões de euros no primeiro semestre de 2020

Esta verba representa uma quebra de 82,5% em relação ao período homólogo de 2019. No segundo trimestre, as perdas do grupo automóvel foram de 212 milhões, em comparação com o lucro de 1.480 milhões alcançado no segundo trimestre de 2019.

Grupo Volkswagen anuncia prejuízo líquido de 1.201 milhões de euros no primeiro semestre

Entre janeiro e junho, o grupo VW entregou 3,9 milhões de veículos (menos 27,4% do que um ano antes).
Comentários