[weglot_switcher]

Universidade Europeia e Câmara de Loures impulsionam formação e empregabilidade no concelho

A atribuição de uma bolsa de estudo para colaboradores do Município estudarem na Universidade e a integração de estudantes em estágios curriculares ou profissionais na Câmara de Loures constam do protocolo de cooperação agora assinado entre as duas instituições.
9 Dezembro 2025, 15h21

A Universidade Europeia e o Município de Loures estabeleceram uma parceria estratégica que visa facilitar o acesso dos munícipes ao Ensino Superior.

O protocolo, assinado por Hélia Gonçalves Pereira, reitora da Universidade Europeia, e Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara de Loures, prevê a integração de estudantes em estágios curriculares ou profissionais nas várias unidades e serviços do Município de Loures.

A participação conjunta em projetos e estudos sobre problemas reais complexos, inovação pública e novas abordagens de gestão municipal, o desenvolvimento de iniciativas de investigação e de produção de conhecimento relevante para o território e a promoção de palestras são outras das iniciativas contempladas, bem como a criação de uma bolsa de estudo para colaboradores do Município poderem frequentar a Universidade Europeia. A bolsa contempla descontos de 25% nas propinas e a possibilidade de atribuição de 50% de desconto em casos de necessidade socioeconómica.

“É uma ferramenta estratégica para capacitar os munícipes, promover a formação ao longo da vida e estimular a adoção de práticas inovadoras na gestão pública”, afirma Sónia Paixão. Mais do que uma parceria institucional, salienta, trata-se de um “compromisso com o futuro do nosso concelho, ao oferecer oportunidades reais de aprendizagem, desenvolvimento profissional e integração no mercado de trabalho”.

Hélia Gonçalves Pereira admite ter a “forte convicção de que esta cooperação entre ensino superior e administração local é motor de desenvolvimento para todos”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.