[weglot_switcher]

Universidade Lusófona atribui título de Doutor Honoris Causa a Ivor Goodson

cerimónia realiza-se esta quinta-feira,13, pelas 16 horas, no Auditório Agostinho da Silva do Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona em Lisboa. Professora Elsa Estrela fará o elogio académico de Ivor Goodson.
13 Novembro 2025, 10h15

A Universidade Lusófona vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa a Ivor Goodson, uma importante figura do pensamento na área da Educação e dos Estudos Curriculares.

“Com esta distinção, a Universidade Lusófona homenageia o excecional contributo de Ivor Goodson para o pensamento educativo contemporâneo e para as políticas públicas de Educação”, justifica a Lusófona em nota enviada ao nosso jornal.

No documento, a Universidade salienta a inspiração de Ivor Goodson para várias gerações de investigadores e professores em todo o mundo, “ao mostrar como a Educação é moldada por contextos sociais e políticos e ao valorizar o percurso dos docentes como ponto de partida para compreender o ensino e a aprendizagem”.

A cerimónia terá lugar no Auditório Agostinho da Silva, no Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona, e contará com a presença de José Bragança de Miranda, reitor, de Manuel de Almeida Damásio, administrador, António Teodoro, proponente da distinção, e de Elsa Estrela, responsável pelo elogio académico ao homenageado.

Ivor Goodson nasceu em 1943, no Reino Unido, formou-se na University College London e iniciou a sua carreira como professor nas escolas públicas britânicas, uma experiência que marcou profundamente a sua visão sobre a educação e o papel social da escola. Mais tarde, dedicou-se à investigação académica, fundou o Journal of Education Policy, uma das publicações mais prestigiadas na área, e foi autor de obras traduzidas em várias línguas, como The Making of the Curriculum, Professional Knowledge, Professional Lives e Developing Narrative Theory.

Ao longo da carreira, Ivor Goodson recebeu vários reconhecimentos internacionais, incluindo o Michael Huberman Award da American Educational Research Association (AERA), o título de Doutor Honoris Causa pela University of Gothenburg e a nomeação como Fellow da Academy of Social Sciences do Reino Unido.

A atribuição deste título pela Universidade Lusófona reforça o compromisso da instituição em promover o debate e a reflexão sobre os grandes desafios da Educação.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.