[weglot_switcher]

Universidade NOVA de Lisboa tem novo reitor: Paulo Pereira

Investigador, coordenador da unidade iNOVA4Health, focada em investigação biomédica, Paulo Pereira dirigiu no passado o Centro de Oftalmologia e Ciências da Visão da Universidade de Coimbra e foi vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Na liderança da NOVA sucede a João Sàágua.
17 Setembro 2025, 12h06

O Conselho Geral da Universidade NOVA de Lisboa elegeu esta terça-feira, 16 de setembro, Paulo Pereira como reitor para o mandato 2025-2029, sucedendo a João Sàágua na liderança da NOVA.

É com entusiasmo que inicio este novo ciclo na NOVA. Acredito numa Universidade participada, ambiciosa e próxima, que aposta nas pessoas, valoriza o conhecimento como bem público e reforça o seu compromisso com a sociedade. Honrando o percurso da NOVA, quero ajudar a preparar com confiança os desafios do futuro”, afirma Paulo Pereira.

Paulo Pereira é Investigador Coordenador na NOVA Medical School, onde lidera um grupo de investigação dedicado ao estudo de doenças degenerativas da retina. Foi vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2012-2015) e diretor do Centro de Oftalmologia e Ciências da Visão da Universidade de Coimbra.

Atualmente, coordena a unidade iNOVA4Health, focada em investigação biomédica. No ensino, fundou e coordena o mestrado internacional NBR – NOVA Biomedical Research, distinguido pelo seu modelo pedagógico, participou na criação de programas doutorais e é regente de várias unidades curriculares.

Na Nova Medical School liderou projetos nacionais e europeus de grande impacto e coordenou a task force COVID-19, reforçando a resposta da Universidade à pandemia. Desempenhou ainda diversos cargos executivos e colegiais em órgãos académicos. Reconhecido internacionalmente, promove a cooperação científica e cultural, aproximando ciência, arte e sociedade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.