[weglot_switcher]

Vacina da tuberculose pode ajudar a combater o coronavírus

Cerca de 10 mil pessoas no Reino Unido serão recrutadas para investigar se a BCG pode ajudar a combater o coronavírus até que vacinas mais eficazes sejam encontradas.
Reuters
11 Outubro 2020, 12h45

A vacina da tuberculose poderá ajudar a combater o coronavírus, dado que esta aumenta a imunidade de uma forma generalizada, o que poderá dar alguma proteção contra a pandemia, segundo indicam especialistas de saúde à “Sky News” este domingo, 11 de outubro.

A vacina contra a tuberculose dada a mais de 100 milhões de bebés todos os anos pode ajudar os adultos a combater o coronavírus, depois dos testes mostrarem que a mesma estimula o sistema imunológico. Cerca de 10 mil pessoas no Reino Unido serão recrutadas para investigar se a BCG pode ajudar a combater o coronavírus até que vacinas mais eficazes sejam encontradas.

O professor John Campbell, da faculdade de medicina da universidade de Exeter, refere que “foi demonstrado que a BCG aumenta a imunidade de uma forma generalizada, o que pode oferecer alguma proteção contra a Covid-19. Se isso acontecer, poderemos salvar vidas administrando ou completando esta vacinação económica e disponível”.

A vacina será testada naqueles que trabalham na “linha de frente da Covid-19, como trabalhadores de saúde e trabalhadores ao domicílio”, acrescentou o John Campbell. “Este ensaio oferece-nos uma grande oportunidade de oferecer ajuda potencial a este importante grupo de indivíduos que prestam cuidados de saúde a alguns dos nossos cidadãos mais vulneráveis ​​em importantes contextos comunitários.”

Cerca de 10 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose em 2018 em todo o mundo e 1,5 milhões morreram, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.