[weglot_switcher]

Vacinas. União Europeia vai propor prazo de validade de nove meses para viagens (com áudio)

Numa altura em que a Europa enfrenta uma nova vaga de casos de Covid-19, a União Europeia quer que sejam dadas doses de reforço nove meses após a última toma da vacina para quem pretenda viajar entre os 27 estados-membros.
25 Novembro 2021, 10h33

A União Europeia (UE) vai recomendar um prazo de validade de nove meses das vacinas contra a Covid-19 para quem deseje viajar entre os 27 estados-membros, revela a “Bloomberg” esta quinta-feira, 25 de novembro. A decisão deverá ser conhecida durante o dia de hoje.

O documento da UE a que a “Bloomberg” teve acesso expressa também a vontade de que todos os países reabram as suas fronteiras a todos aqueles que foram vacinados com vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Numa altura em que a Europa enfrenta uma nova vaga de casos de Covid-19 a Comissão Europeia está planear descontinuar a sua lista de países onde todos os viajantes são permitidos, independentemente do processo de vacinação de cada um a partir de 1 de março. A partir dessa data, os viajantes vacinados e recuperados com certificado digital da Covid podem viajar pela Europa.

A Alemanha está considerar a vacinação como obrigatória para alguns pessoas com a saúde mais vulnerável, a Itália impôs limites para pessoas não vacinadas e a Dinamarca está ponderar a utilização de máscaras nos transportes públicos, enquanto a Áustria restringiu as viagens de lazer como parte de um confinamento de três semanas.

Esta proposta da UE vai de encontro à pressão que os governos europeus têm vindo a fazer, no sentido de aliviar as restrições nas viagens.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.