[weglot_switcher]

Valor das fusões no sector das telecomunicações cresce para 20 mil milhões de euros

Valor diz respeito ao primeiro trimestre de 2024 e é comparado com igual período de 2023.
30 Junho 2024, 16h00

O valor das fusões e aquisições (M&A) no sector global das telecomunicações cresceu consideravelmente no primeiro trimestre do ano, aumentando quase dez vezes em relação ao mesmo período de 2023, para quase 21 mil milhões de dólares (19,6 mil milhões de euros), impulsionado especialmente pelos negócios europeus, de acordo com um relatório da consultora Bain & Company.

O sector global das telecomunicações registou um enorme aumento no valor das suas transações (fusões e aquisições ou M&A) durante o primeiro trimestre de 2024, especialmente graças ao impulso do mercado europeu, que representou 63% do total, de acordo com um relatório da empresa de consultoria Bain & Company. O estudo revela que o volume passou de 2,2 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros), no primeiro trimestre de 2023, para quase 21 mil milhões de dólares (19,6 mil milhões de euros) no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de 840%.

No primeiro trimestre do ano, o maior negócio na Europa foi o da Swisscom, que adquiriu a Vodafone Italia por 8,7 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros) para a fundir com a filial italiana da Swisscom, a Fastweb. O estudo especifica que as grandes operações representaram cerca de metade do valor total e que contrasta com o mesmo período dos dois anos anteriores, nos quais esta categoria representava menos de um quarto.

Contudo, o valor do primeiro trimestre de 2024 é ainda inferior aos 35 mil milhões de dólares (32,6 mil milhões de euros) do último trimestre de 2023, embora esse valor, do último período de 2023, tenha sido fortemente influenciado pelo elevado montante da venda da rede fixa da Telecom Italia. De facto, dois terços destes 35 mil milhões de dólares vieram do acordo de 23,3 mil milhões da Telecom Italia para vender o seu negócio de rede fixa à KKR. A Espanha também foi significativa neste período, com a aquisição da Vodafone pelo fundo de investimento britânico Zegona por 5,3 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.