Valores das faturas da água e luz parecem-lhe elevados? Faça a leitura do contador, avisa Deco

Fique a saber como ler e quem lê o contador, seja no caso da água ou da eletricidade.

A recomendação da DECO é para fazer sempre a leitura do contador e informar o fornecedor, já que são muitos os consumidores apanhados de surpresa com faturas de serviços públicos essenciais – água ou eletricidade com valores elevados e, por vezes, cobram consumos com mais de 6 meses.

Regras da leitura de consumos

Água: O contador é lido, pelo menos, duas vezes por ano, estipulando a lei que tenha um intervalo máximo de 8 meses.

O consumidor tem de facilitar, se necessário, o acesso ao contador para a sua medição. Quando não é possível fazer a leitura duas vezes, o fornecedor indica uma data e hora para uma nova deslocação.

Eletricidade: O contador é lido pela empresa, no máximo, a cada 3 meses.

Se o seu contador está em local pouco acessível, e não houver leituras por parte da empresa no prazo de 6 meses, o fornecedor tem direito a exigir uma leitura, que poderá ser agendada com o acordo do consumidor.

O que é a prescrição de consumos?

Os consumos cobrados sobre fornecimentos com mais de 6 meses estão prescritos. Por isso, o consumidor pode opor-se ao pagamento desta quantia, invocando expressamente a prescrição e solicitando a anulação dos valores exigidos.

Essa prescrição deve ser invocada pelo titular do contrato junto da empresa, por carta registada com aviso de receção, ficando com cópia da carta e guardando os registos de envio.

Atenção: o consumidor deve invocar a prescrição antes de efetuar o pagamento da fatura reclamada.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

Ler mais
Recomendadas

Fique a saber que opções tem caso queira trocar um artigo

Não se esqueça de guardar todos os talões, comprovativos ou recibos. Assim, tem as ofertas todas acauteladas e pode, ainda, fazer as suas contas.

Norte-americanos são os que mais gastaram em alojamento em Portugal

Dados da plataforma de alojamento Uniplaces indicam que os estudantes e profissionais oriundos dos Estados Unidos são os que mais gastam em arrendamento no nosso país, seguidos pelo Reino Unido, França, Holanda e Alemanha.

Quais as vantagens de transferir o crédito à habitação para outro banco?

Provavelmente já ouviu falar de casos de familiares ou de amigos que transferiram o seu crédito habitação para outra instituição e quer perceber as vantagens desta operação. Ou talvez considere que tem o melhor spread e precisa de saber se isso é verdade. Neste artigo, João Morais Barbosa, administrador do Grupo Reorganiza, falar das vantagens de transferir o seu crédito habitação para outro banco.
Comentários