A valorização da carreira dos profissionais de saúde é um eixo forte na generalidade das propostas dos partidos para as legislativas que se avizinham, com novidades ao nível da medicina dentária e da saúde mental.
Por partido, do lado socialista são prometidas negociações imediatas com os profissionais de saúde através de um plano concertado de revisão das carreiras e de valorização salarial, reforçando a vertente de formação e investigação e melhorando as condições de trabalho. Os socialistas querem, ainda, que a posição de entrada dos enfermeiros seja equiparada aos licenciados da carreira geral da Administração Pública.
Quanto à Aliança Democrática (AD), a coligação de direita defende a criação do chamado Plano de Motivação dos Profissionais de Saúde, com incentivos laborais, desenvolvimento de carreiras, flexibilidade de horários de trabalho, diferenciação profissional e novos perfis de competência para as carreiras dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administradores, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos auxiliares de saúde.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com