[weglot_switcher]

Variante Delta corresponde a 98,6% dos casos em Portugal (com áudio)

Médico do Instituto Nacional Ricardo Jorge adiantou que não há muito mais para descobrir deste vírus no que diz respeito a novas mutações, mas há novas combinações de mutações. “A vacina tem sido eficaz com todas as mutações”, referiu.
  • Sessão do Infarmed COvid-19
27 Julho 2021, 10h49

A variante Delta do novo coronavírus tem atualmente uma prevalência de 98,6% em Portugal. A informação foi avançada na reunião no Infarmed que decorre esta terça-feira, 27 de julho, pelo microbiologista João Paulo Gomes, do Instituto Nacional Ricardo Jorge.

“A variante Delta espalhou-se muito rapidamente por todo o país, que está em todas as regiões com uma prevalência superior a 95%. É uma variante muito mais transmissível e com mais cadeias de transmissão. Não há muito mais para descobrir deste vírus no que diz respeito a novas mutações, mas há novas combinações de mutações. A vacina tem sido eficaz com todas as mutações”, afirmou.

O microbiologista adiantou que atualmente já foram detetados três casos da variante Delta plus no mês de julho e apenas dois casos da variante Lambda, um em abril e outro em junho. Esta variante apresenta ligações nas regiões do Perú e Chile, mas não tem qualquer expressão em Portugal.

“A maior parte dos países da União Europeia já tem a variante Delta como dominante. A curto prazo e no presente cenário esperam-nos novas combinações de mutações que naturalmente serão sempre de preocupação, não ao nível de causarem mais infeções, porque a vacina está a ser comprovadamente a ser eficaz em todo o mundo onde ela está a ser administrada. Mas preocupação em termos de apenas os vírus que consigam lidar melhor com o nosso sistema imunitário serão aqueles que começaram a circular na nossa população”, explicou João Paulo Gomes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.