Veja aqui como vai ser a nova carta de condução

O documento, que aposta na segurança do utilizador, conta com alterações viradas para o meio digital, como a introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone.

O novo modelo da carta de condução já está disponível a partir desta segunda-feira, 11 de janeiro, e conta com algumas novidades quer no design do documento, como na sua segurança, de acordo com o comunicado do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Um dos elementos que pretende dar maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular (MLI na sigla inglesa) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento.

O documento conta também com novas alterações viradas para o meio digital, como a introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone que aponta para as funcionalidades do IMT online.

Gonçalo Caseiro, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), refere que “a inovação em todos os documentos que produzimos nesta fábrica centenária tem sido um caminho que temos feito a grande velocidade, acompanhando sempre as normas nacionais e europeias, e assegurando a segurança de todos os que confiam na instituição”.

Por sua vez, Eduardo Feio, presidente do Conselho Diretivo do IMT realça “a importância do novo modelo de carta de condução europeu como um documento que pelas características de segurança implementadas garante um reforço da autenticidade da informação disponibilizada no documento”.

Ler mais
Relacionadas

Respostas rápidas: Oito novas regras do Código da Estrada

Introdução de documentos na era digital, limitação de velocidade de trotinetes e bicicletas e aumento de coimas. Quais as alterações ao Código da Estrada?
Recomendadas

Quer comprar casa? Conheça todos os impostos que terá de pagar

Existem alguns impostos na compra de imóvel que são obrigatórios. Veja como calculá-los e descubra se pode beneficiar de isenção no pagamento destes.

Direito a férias: descubra tudo o que precisa de saber neste guia

Confira a quantos dias tem direito e quais as regras para marcação e acumulação de férias.

Abono de família: quem tem direito e quais os valores?

Conhece os critérios avaliados para a obtenção do abono de família? Saiba aqui se tem direito a este apoio, como pode recebê-lo e qual o montante.
Comentários