[weglot_switcher]

Veja aqui como vai ser a nova carta de condução

O documento, que aposta na segurança do utilizador, conta com alterações viradas para o meio digital, como a introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone.
11 Janeiro 2021, 15h36

O novo modelo da carta de condução já está disponível a partir desta segunda-feira, 11 de janeiro, e conta com algumas novidades quer no design do documento, como na sua segurança, de acordo com o comunicado do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Um dos elementos que pretende dar maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular (MLI na sigla inglesa) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento.

O documento conta também com novas alterações viradas para o meio digital, como a introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone que aponta para as funcionalidades do IMT online.

Gonçalo Caseiro, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), refere que “a inovação em todos os documentos que produzimos nesta fábrica centenária tem sido um caminho que temos feito a grande velocidade, acompanhando sempre as normas nacionais e europeias, e assegurando a segurança de todos os que confiam na instituição”.

Por sua vez, Eduardo Feio, presidente do Conselho Diretivo do IMT realça “a importância do novo modelo de carta de condução europeu como um documento que pelas características de segurança implementadas garante um reforço da autenticidade da informação disponibilizada no documento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.