[weglot_switcher]

Venda do BCA em Cabo Verde no próximo Conselho de Ministros

Para além do IIBGroup os concorrentes são o Coris e o First Atlantic. Estes foram os selecionados pelo Governo para integrarem o processo de venda das ações representativas do capital do Banco Comercial do Atlântico de Cabo Verde, detidas direta e indiretamente pela CGD.
14 Fevereiro 2024, 11h46

A venda do Banco Comercial do Atlântico (BCA), um dos dois bancos do Grupo CGD em Cabo Verde, vai ser discutida no próximo Conselho de Ministros, que afinal não é nesta quinta-feira, mas sim na próxima semana, apurou o Jornal Económico.

Para  além do IIBGroup os concorrentes são o Coris e o First Atlantic. Estes foram os selecionados pelo Governo para integrarem o processo de venda das ações representativas do capital do Banco Comercial do Atlântico de Cabo Verde, detidas direta e indiretamente pela CGD.

O IIBGroup Holding, sediado no Bahrein, é o único finalista que tem presença física em Cabo Verde. É o grupo que é acionista do Novobanco Cabo Verde, e que, em Portugal, tentou comprar o Banco Efisa à Parvalorem e o Banco Português de Gestão à Fundação Oriente.

O First Atlantic Bank é uma instituição de banca universal do Gana, e o Coris Holding que é do Burkina Faso, país que integra a lista de países com sanções na UE.

Tal como foi divulgado, o Governo determina que a venda direta tem por objeto as ações detidas direta e indiretamente pela CGD, representativas da maioria do capital social do Banco Comercial do Atlântico, 54,41% de forma direta e 5,40% indiretamente, através do Banco Interatlântico, sem prejuízo de poderem ser aceites propostas para a aquisição de percentagem inferior e, indiretamente, da totalidade ou parte do capital social das sociedades que o Banco Comercial do Atlântico, detenha, direta ou indiretamente, e da totalidade ou parte dos respetivos ativos.

A resolução do Conselho de Ministros de setembro do ano passado também aprovou o caderno de encargos da venda direta das participações sociais detidas direta e indiretamente pela CGD no capital social do Banco Comercial do Atlântico, no qual se definem as condições específicas aplicáveis à mesma e determinam os critérios para o processo de alienação de ações.

(atualizada com a informação que o Conselho de Ministros não se realiza esta quinta-feira, mas sim na próxima semana)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.