Venda imobiliária do Banco Popular foi a maior do mundo em 2017

China liderou no mercado de compra e venda, com os gestores de fundos a mostrarem-se cada vez mais interessados neste setor.

A venda imobiliária do Banco Popular foi a maior operação no setor, de um único ativo, numa operação que teve uma valorização de 10 mil milhões de euros.

Este negócio do Banco Popular com ativos imobiliários e empréstimos com garantias imobiliárias lidera o ranking feito pela Real Capital Analytics (RCA) onde se destaca também as transações realizadas no mercado chinês, e outras no Reino Unido. Desta classificação não fazem parte as compras de companhias.

Esta operação foi anunciada em agosto de 2017, após o controlo desta entidade por parte do Banco Santander, em junho e foi estruturada numa sociedade valorizada em 10 mil milhões de euros, com a empresa Blackstone a controlar 51%, ficando os outros 49%, para o banco liderado por Ana Botín. A Blackstone é um dos grandes proprietários de ativos imobiliários em Espanha, possuindo também a Catalunha Caixa.

Outras das grandes operações do último ano foram realizadas pela China. A China Vanke, uma empresa de imóveis e serviço de desenvolvimento urbano, adquiriu vários terrenos para empreendimentos imobiliários, pelo valor de 7,1 milhões de euros em Guangzhou, naquela que foi a segunda maior transacção de 2017.

Recomendadas

Ministro da Economia pela primeira vez no Modtissimo

Manuel Caldeira Cabral vai estar no mais antigo certame ibérico do setor, que este ano espera mais de 400 compradores internacionais.

Autoestradas nacionais: uma rede a funcionar ao contrário

Um estudo da Associação Comercial do Porto afirma que a rede é ineficiente, cara e não serve os propósitos da sua criação. O Governo parece estar de acordo.

Nuno Amado: “Taxas de juro do crédito no último ano demonstram que a concorrência foi normalizada em Portugal”

Em entrevista ao jornal “Público” o agora presidente não executivo do BCP fala das mudanças no banco e também da exposição que os bancos portugueses tiveram no mercado internacional.
Comentários