A marca tem sofrido danos reputacionais nos últimos meses, em parte devido ao envolvimento político do CEO Elon Musk com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Em março, esse envolvimento gerou protestos em vários concessionários Tesla por toda a Europa. A Tesla também enfrenta uma concorrência crescente no mercado europeu. As vendas europeias de veículos da marca caíram acentuadamente, num contexto de desafios de imagem e pressão crescente por parte dos concorrentes.
Mesmo com o aumento de 34,1% nas vendas anuais de carros 100% elétricos em abril, as vendas da Tesla caíram drasticamente. No período de janeiro a abril, a quebra foi de quase 40% em relação ao ano anterior. A empresa lançou este ano uma versão atualizada do seu SUV Model Y, mas a restante gama continua envelhecida e, até agora, não foi apresentado nenhum novo modelo de grande volume.
A BYD bateu a Tesla pela primeira vez na Europa em vendas de carros 100% elétricos. O registo teve lugar durante o mês de abril com os chineses a venderem mais de 7.200 unidades, um crescimento de 169% face a período homólogo.
Numa intervenção recente, o empresário reafirmou o seu compromisso em liderar a Tesla durante os próximos cinco anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com