[weglot_switcher]

Vendas de automóveis elétricos chineses crescem mas perspetivas para 2025 são incertas

Fraca procura, tanto no mercado interno como no externo, levantam imensas dúvidas quanto ao futuro próximo.
2 Janeiro 2025, 14h57

Os fabricantes chineses de veículos elétricos, liderados pela BYD, registaram um aumento nas vendas no final de 2024, embora as perspetivas para o próximo ano permaneçam incertas devido à fraca procura, tanto no mercado interno como no externo.

A BYD, uma das principais empresas do setor, vendeu 4,27 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in, estabelecendo um novo recorde para a companhia.

A Li Auto também teve um desempenho notável, entregando mais de 500 mil veículos, enquanto a Leapmotor, parceira da Stellantis na Europa, duplicou as suas vendas, superando as 293.700 unidades.

No entanto, marcas populares como Nio e Xpeng não conseguiram atingir as suas metas, mesmo com o aumento da procura no final do ano.

A Zeekr, marca premium de veículos elétricos da Zhejiang Geely Holdings, viu as as unidades matriculadas crescerem 87%, totalizando 222.123 automóveis, mas ainda ficou aquém do objetivo de 230.000 veículos.

No total, o grupo Geely, que inclui a sua marca homónima, vendeu 2,18 milhões de unidades, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Esses números foram alcançados num ano marcado pela expansão internacional de várias marcas chinesas, especialmente na Europa.

Contudo, as tensões comerciais no setor automotivo resultaram na imposição de tarifas sobre a importação de veículos elétricos provenientes da China, enquanto o setor aguarda as decisões da futura administração do republicano Donald Trump.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.