[weglot_switcher]

Venezuela: Maduro tentou retirar mil milhões em ouro do Banco de Inglaterra

O regime venezuelano tentou aceder ao ouro depositado no Reino Unido, mas levou uma nega do Banco de Inglaterra.
27 Janeiro 2019, 14h07

O regime de Nicolás Maduro tentou retirar 1.200 milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) em ouro do Banco de Inglaterra.

Num momento de grave crise política, o Governo venezuelano tenta angariar mais dinheiro, mas a instituição britânica rejeitou a tentativa, frustrando assim a intenção de Caracas.

A decisão foi tomada depois da pressão exercida por vários membros do Governo de Donald Trump, como o secretário de Estado Michael Pompeo e o conselheiro para a segurança John Bolton.
A notícia foi avançada pela Bloomberg.

Só o banco central da Venezuela detém um total de 8.000 milhões de dólares (cerca de 7.000 milhões de euros) em reservas estrangeiras.

O objetivo da ação concertada de Londres e Washington é isolar o regime de Nicolás Maduro e impedir que a Venezuela angarie mais dinheiro a partir dos ativos que detém no estrangeiro.

Tanto os Estados Unidos como o Reino Unido reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, depois de o líder da oposição se ter auto-proclamado líder do país sul-americano.

Pelo contrário, Nicolás Maduro também tem contado com alguns apoios de peso, como o da China, Rússia e Turquia. O próprio exército venezuelano já declarou o apoio a Nicólas Maduro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.