[weglot_switcher]

Venezuela: Partido Popular Europeu exige investigação independente a governo de Nicolás Maduro

A proposta de resolução é apresentada esta quinta-feira no Parlamento Europeu e critica o governo da Venezuela na sequência da morte do vereador Fernando Albán. O Partido Popular Europeu defende que seja feita uma investigação independente e imediato ao governo de Nicolás Maduro.
25 Outubro 2018, 08h28

O Partido Popular Europeu (PPE) vai apresentar esta quinta-feira uma proposta de resolução contra a situação que se vive atualmente na Venezuela. A proposta é subscrita por nove deputados entre os quais a deputada da Madeira Cláudia Monteiro de Aguiar, do PSD, e exige uma investigação ao governo de Nicolás Maduro.

A proposta de resolução critica o Governo da Venezuela na sequência da morte do vereador Fernando Albán a 8 de outubro, quando estava sob custódia do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) da Venezuela.

O PPE defende que se realize uma “investigação independente e imediata” ao governo de Nicolas Maduro, onde esteja incluída uma autópsia internacional ao corpo de Fernando Albán realizada por uma equipa forense independente.

Esta proposta apela a que a União Europeia exija à Venezuela a libertação imediata de todos os presos políticos, o fim da tortura e maus-tratos para opositores políticos e ativistas de direitos humanos, e que sejam organizadas eleições livres e justas.

“O estado de calamidade em que a Venezuela se encontra não está esquecido pelo Parlamento Europeu, mas é preciso fazer mais do que apenas declarações ou intenções. As pessoas que lá estão desesperam por uma ajuda num cenário dramático que não parece ter um fim à vista”, referiu a eurodeputada Claúdia Monteiro de Aguiar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.