[weglot_switcher]

Venezuela pode enfrentar inflação de 13.000% este ano

Superar a grave crise económica, social e política será o maior desafio de Maduro. O que se passa na Venezuela também preocupa os países vizinhos, que estão a enfrentar uma crise humanitária na região.
21 Maio 2018, 18h42

Dona de uma das maiores reservas mundiais de petróleo, a Venezuela tem visto a sua economia encolher durante o mandato do presidente Nicolás Maduro. De 1913 até 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano foi reduzido a metade, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê uma inflação superior a 13.000% em 2018 e um índice de desemprego de 36% até 2022.

Superar a grave crise económica, social e política será o maior desafio de Maduro. O que se passa na Venezuela também preocupa os países vizinhos, que estão a enfrentar uma crise humanitária na região, pois estes não têm estrutura para absorver os milhares de venezuelanos que fogem da hiperinflação e da falta de abastecimento.

A comunidade internacional acompanha com atenção e cuidado os desdobramentos na Venezuela, inclusive na análise sobre a possibilidade de impor sanções ao governo de Maduro, cobrar a preservação dos direitos humanos e a autonomia dos três Poderes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.