[weglot_switcher]

Venezuela volta a ficar às escuras

O corte de energia elétrica acontece na véspera do protesto convocado pelo autoproclamado presidente e líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó.
  • Miguel Gutierrez / EPA
30 Março 2019, 11h38

A maioria dos venezuelanos está a passar mais uma noite às escuras. A cidade de Caracas e, pelo menos, mais uma dezena de estados deste país sul-americano sofreram um novo «apagão», que está a causar problemas nas várias infraestruturas, sistemas de saneamento e transportes.

O corte de energia elétrica aconteceu às 19:000 (hora local) – cerca das 23:00 em Lisboa – e na véspera do protesto convocado pelo autoproclamado presidente e líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó.

De acordo com a agência noticiosa espanhola “Efe”, as recorrentes falhas energéticas já causaram a paralisação do país durante 10 dias só durante o mês de março. Desta vez, o impacto foi sentido em estados como Arágua, Carabobo, Anzoátegui, Vargas, Monágas, Portuguesa, Nova Esparta, Lara e Zúlia.

A notícia surge um dia depois de a Cruz Vermelha anunciar que vai distribuir ajuda humanitária na Venezuela dentro de duas semanas. “Esperamos conseguir ajudar 650 mil pessoas num primeiro momento”, afirmou Francesco Rocca, presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em Caracas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.