Vestager, assessor de Trump e Marcelo. Como foi o último dia da Web Summit

O último dia da maior cimeira tecnológica mundial ficou marcado pelos discursos da ‘toda poderosa’ comissária europeia Margrethe Vestager, o assessor de Donald Trump para a tecnologia, e de Marcelo Rebelo de Sousa.

Harry Murphy/Web Summit

Marcelo: “Lisboa e Portugal estão entre os principais centros da revolução digital”

Foi um discurso de apenas cinco minutos perante uma Altice Arena cheia e com direito a muitos aplausos. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o trabalho feito pela Web Summit no sentido de abordar muitos dos problemas que abordam o mundo atualmente.

“Lisboa e Portugal são um dos centros principais da revolução digital”, disse o Presidente da República na Web Summit esta quinta-feira.

“Antecipámos as alterações climáticas e o aquecimento global. Eles negaram a realidade, mas nós antecipámos a realidade. Estávamos a resolver antes do tempo muitos dos problemas do presente e do futuro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Assessor de Trump critica duramente países que cooperam com a Huwaei no 5G

“O partido comunista chinês usa tecnologia para controlar e impressionar dissidentes, ativistas, e minorias, incluindo os muçulmanos uigures. Degradam a dignidade individual de cidadãos chineses, ao implementar um distópico sistema de pontuação, e o Governo chinês continua a alargar o seu autoritarismo no estrangeiro, e em nenhum caso isto é mais claro do que a Huawei”, afirmou.

“A lei chinesa obriga todas as empresas chinesas, incluindo a Huawei, a cooperar com os seus serviços de inteligência e de segurança, independentemente de onde a empresa opere”, acrescentou o assessor da Casa Branca.

Michael Kratsios deixou duras críticas aos países que escolhem cooperar com empresas chinesas, como a Huawei no 5G. “Os países continuam a considerar abrir os seus braços a empresas chinesas de forma a construir infraestruturas críticas como o 5G e desenvolver tecnologias essenciais como inteligência artificial”.

“Se permitirmos que Pequim tenha um acesso tão profundo, e influencia, o nosso sistema de tecnologia, corremos o risco de repetir os mesmos erros que as nossas nações cometeram há 20 anos”, afirmou, referindo à entrada da China na Organização Mundial de Comércio, o que levou Pequim a “roubar a propriedade intelectual” dos países que compõem a OMC, acusou Michael Kratsios.

 

Vestager: “Temos grandes preocupações com a Libra” do Facebook

A Comissão Europeia está preocupada com a criptomoeda que o Facebook pretende lançar, conhecida por Libra. A comissária europeia para a Concorrência avisou hoje em Lisboa que Bruxelas está já a analisar esta moeda digital, apesar de ainda não ter sido lançada.

“A Libra é especial porque ainda não existe. Mas nós temos os poderes para olhar para coisas que ainda estão em fase de projeto”, começou por dizer Margrethe Vestager em conferência de imprensa na Web Summit esta quinta-feira.

“Vamos olhar do ponto de vista da concorrência, mas colegas meus vão analisá-la do ponto de vista de estabilidade financeira, de um ponto de vista considerando lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo”, afirmou.

 

Vestager: Bruxelas está atenta às fintech

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, disse que as fintech tem o potencial de ser um sistema “rápido” e que permite agilizar os pagamentos, mas que Bruxelas irá manter-se atenta aos efeitos que podem ter.

“Vejo muito potencial nas fintech”, disse a vice-presidente da Comissão Europeia, em conferência de imprensa esta quinta-feira, na Web Summit, justificando que é um mecanismo “muito mais rápido”.

“Torna muito menos doloroso para mim dar dinheiro aos meus filhos”, gracejou. No tom mais contundente acrescentou que irá “facilitar os pagamentos” e novos produtos de investimento.

 

À atenção da banca: Revolut vai emitir cartões de crédito a partir de dezembro

A Revolut prepara-se para emitir cartões de crédito já em dezembro deste ano. “Estamos a trabalhar nisso”, disse Nikolay Storonsky. “Em dezembro vamos operacionalizar o banco e passar a emitir cartões de crédito”, referiu o CEO da Revolut. “Só a partir desse momento é que nos poderão qualificar como um verdadeiro banco digital.

“Ainda não nos podem qualificar como um verdadeiro banco digital, porque por enquanto apenas temos uma parceria para financiamento. Não emprestamos dinheiro” com depósitos dos clientes, revelou Nikolay Storonsky, co-fundador e CEO da Revolut, uma fintech, ao Jornal Económico, na Web Summit.

 

Comissão Europeia: “Delatores devem ter melhor proteção na Europa”

Os delatores devem ter melhor proteção na União Europeia, defendeu esta quinta-feira a comissária europeia para a Justiça e os Consumidores.

“Os delatores são um fascinante grupo de pessoas, incluindo Snowden. As pessoas corajosas não tem proteção suficiente na UE”, disse Vera Jourova em conferência de imprensa na Web Summit.

“Não foi só o Cambridge Analytica, mas também escândalos bancários ou os Panama Papers. Os delatores devem ter melhor proteção”, defendeu.

 

Carlos Moedas: “Precisamos de mais técnicos e engenheiros a regular e não tanto de advogados

Para regular a internet, não precisamos de mais advogados mas sim de técnicos e engenheiros, defendeu Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, no último dia da Web Summit, no painel onde se debateu o papel tecnologia para revitalizar a democracia.

“Daqui a 50 anos, podem encarar a regulação que está agora a ser posta em prática e exclamar: o que é que eles fizeram? A verdade é que quando se regula a tecnologia, estamos a regular o futuro e para sermos mais eficazes temos quer ter mais técnicos e engenheiros a fazê-lo, em vez de especialistas em advocacia”, defendeu o comissário português.

Carlos Moedas aponta que a legislação referente à proteção de dados foi um passo importante e que é um bom exemplo em como se pode regular nesta área com alguma eficácia.

Ler mais
Relacionadas

Marcelo: “Lisboa e Portugal estão entre os principais centros da revolução digital”

Foi um discurso emotivo do Presidente da República que congratulou a Web Summit por ser um local onde se discute temas relevantes para o mundo.

Margrethe Vestager: “Porque é que a propaganda política deve ser diferente no digital?”

A propaganda política foi um dos temas abordados pela Comissária Europeia para a Concorrência e responsável pela política digital da União Europeia.

Assessor de Trump critica duramente países que cooperam com a Huawei no 5G

O assessor de Donald Trump para a tecnologia fez um discurso bastante crítico sobre o regime chinês durante a Web Summit.
Recomendadas

Hoje às 17h assista à JE editors Talks: Combate à Pandemia

Não perca em direto, a partir das 17h desta quinta-feira, uma conversa sobre o combate à pandemia feito pelas empresas portuguesas — e o que espera o futuro das mesmas em termos de adaptação.

Holding da família Queiroz Pereira reforça na Semapa

A Sodim (holding que controla a Semapa) comprou fora de bolsa mais 1.017% da dona da Navigator e da Secil.

TAP promete recuperar “tão rapidamente quanto possível” os voos a partir do Porto

A empresa assegura ainda que “irá continuar este processo de diálogo com todas as regiões portuguesas”.
Comentários