[weglot_switcher]

VIC Properties avança com projeto na antiga fábrica de gás da Matinha avaliado em dois mil milhões

Autarquia de Lisboa aprovou o projeto que vai criar perto de duas mil habitações, além de uma nova escola, zonas de lazer, escritórios e retalho, que vão gerar mais de três mil postos de trabalho.
19 Dezembro 2024, 14h21

A promotora imobiliária VIC Properties recebeu ‘luz verde’ para avançar com aquele que será um dos maiores projetos imobiliários residenciais e de uso misto de sempre em Portugal, através da reabilitação dos terrenos da antiga fábrica de gás da Matinha, em Lisboa, num projeto avaliado em dois mil milhões de euros.

O projeto teve a aprovação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e vai possibilitar a reabilitação e 30 hectares de terreno e criar perto de duas mil habitações, além de uma nova escola, zonas de lazer, 65 mil m2 de escritórios e retalho, que vão gerar mais de três mil postos de trabalho.

Os terrenos da antiga fábrica de gás tinham sido adquiridos pela promotora em 2019 e vão ser alvos de descontaminação, completando um processo cuja primeira de três fases já foi concluída pela VIC Properties em 2021.

A promotora dá assim mais um passo no desenvolvimento do projeto da Matinha, que tem vindo a ser desenvolvido na reabilitação nos últimos seis anos e do qual faz parte o empreendimento Prata Riverside Village, composto por 13 hectares, com conclusão prevista para 2026 e 75% das 830 habitações já entregue ou em construção.

João Cabaça, co-fundador e CEO da VIC Properties, assume que “juntamente com o Prata Riverside Village, o projeto da Matinha irá concluir a maior e mais impactante requalificação urbana feita por capitais privados após a Expo 1998 em Lisboa. Estamos ansiosos por dar continuidade ao sucesso do Prata Riverside Village, que é agora uma comunidade vibrante e uma extensão natural da cidade de Lisboa”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.