No que diz respeito, ao mercado de gaming, os computadores reúnem as preferências de muitos consumidores. No entanto, muitos outros são os que optam por consolas, de tal forma que, em muitos casos foram comercializadas várias gerações das mesmas.
Desde a Playstation à Nintendo, são muitas as consolas que marcaram os escalões etários mais jovens (muitos deles hoje já adultos). Das lojas saiu um total superior a 1,7 mil milhões de consolas, de acordo com um estudo da plataforma “CasinosEnLigne”.
Desde 1972, quando foi lançada a primeira consola de videojogos de sempre, a Magnavox Odyssey, o sucesso deste segmento disparou e atingiu números com muitos dígitos.
A liderança neste âmbito pertence à Playstation 2, lançada há 23 anos pela Sony, com um total 158,7 milhões de vendas. As duas consolas de maior sucesso da japonesa Nintendo ocupam as outras duas posições do pódio. Trata-se da Nintendo DS e da Nintendo Switch, com 154,02 e 128,48 milhões de vendas, respetivamente.
Segue-se o Game Boy, com 118,69 milhões de vendas e a Playstation 4 ocupa a quinta posição, nos 117,09 milhões.
De resto, a Sony continua a ser o grande player do mercado de consolas de jogos, com a Playstation a deter uma quota de mercado de 52% em 2023. O domínio é tal que a principal concorrente é a Xbox, da Microsoft, está muito distante 22%, seguida de perto pela japonesa Nintendo, que conta com 22%.
À escala global, o principal mercado é, sem surpresa, o norte-americano, com receitas na ordem de 7,7 mil milhões de dólares (7,28 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com