[weglot_switcher]

Visa avança com pagamentos com stablecoins

A Visa anunciou na Web Summit um piloto inovador que permite que empresas e plataformas enviem pagamentos diretamente para as carteiras de stablecoins dos destinatários.
epa12518538 A woman takes a picture during Web Summit Lisbon 2025, in Lisbon, Portugal, 11 November 2025. Web Summit 2025, considered the largest technology conference in the world, runs from 10 to 13 November. EPA/ANTONIO PEDRO SANTOS
12 Novembro 2025, 11h09

A  Visa anunciou hoje, na Web Summit 2025, um novo piloto da Visa Direct que permite enviar pagamentos em stablecoins indexadas ao dólar diretamente para carteiras digitais. A funcionalidade oferece acesso rápido a fundos e aumenta a flexibilidade dos pagamentos globais.

O piloto surge em paralelo ao estudo Monetized: Visa 2025 Creator Economy Report, que mostra que 57% dos criadores digitais valorizam o acesso instantâneo a fundos.

Em conjunto com a fintech Karat Financial, a Visa oferece ferramentas que simplificam a gestão financeira, mantendo segurança e compliance.

O piloto de pagamentos com stablecoins via Visa Direct permitirá que plataformas e empresas enviem pagamentos diretamente para as carteiras de stablecoins de utilizadores ou trabalhadores ou colaboradores, em vez de para cartões ou contas bancárias. Os fundos são entregues em stablecoins indexadas ao dólar americano, como a USDC.

Quais são as vantagens dos pagamentos em stablecoins? A Visa explica que permite pagamentos internacionais quase instantâneos, eliminando atrasos e horários bancários. O valor consistente, indexado ao USD, traz previsibilidade.

Depois cada transferência é registada na blockchain com total transparência e os utilizadores têm flexibilidade para manter, gastar ou converter as stablecoins.

No comunicado a Visa explica que “para empresas que utilizam a Visa Direct, os pagamentos podem ser financiados em moeda fiduciária, enquanto os destinatários podem optar por receber os fundos em stablecoins indexadas ao dólar americano, como a USDC. O que é uma transformação  na velocidade e a acessibilidade dos pagamentos globais. Esta inovação aumenta o alcance da Visa Direct, e permite, por exemplo a criadores, freelancers e marketplaces, um valor estável e acesso mais rápido aos seus fundos, mesmo em mercados com volatilidade cambial ou infraestruturas bancárias limitadas”.

“O pagamento em stablecoins significa permitir um acesso verdadeiramente universal ao dinheiro em minutos — e não em dias — para qualquer pessoa, em qualquer lugar no mundo”, afirmou Chris Newkirk, Presidente de Soluções Comerciais e de Movimentação de Dinheiro da Visa. “Quer seja um criador de conteúdo a construir uma marca digital, uma empresa a alcançar novos mercados globais ou um freelancer a trabalhar além-fronteiras, todos beneficiam de uma movimentação de dinheiro mais rápida e flexível”, acrescentou.

De acordo com o novo estudo Monetized: Visa 2025 Creator Economy Report, o acesso mais rápido a fundos é o principal motivo pelo qual criadores digitais preferem métodos de pagamento digitais. O estudo revela que 57% dos criadores citam o acesso instantâneo como a maior motivação ao escolher este tipo de pagamento pelo trabalho que realizam.

A Visa diz que esta ferramente é indicada para empresas internacionais, marketplaces, plataformas da gig economy e fintechs, bem como destinatários com carteira de stablecoins compatível e que cumpram verificações KYC/AML.

Em setembro, o piloto permitia que empresas pré-financiassem pagamentos via Visa Direct usando stablecoins, uma inovação de tesouraria no back-end. O piloto agora anunciado permite pagamentos diretamente a destinatários finais — colocando dólares digitais nas suas carteiras.

Também na Web Summit, a Visa divulgou o Relatório de Criadores de 2025, realizado em parceria com o TikTok. O estudo – Monetized: Visa 2025 Creator Report – revela a resiliência dos criadores de conteúdo, o crescimento dos seus rendimentos e as oportunidades emergentes para profissionalizar esta atividade como verdadeiro negócio.

O estudo divulgado, Monetized: Visa 2025 Creator Report, foca-se na economia dos criadores e incide em cinco regiões: Estados Unidos, Brasil, Austrália, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. e foi conduzido com o TikTok e a Morning Consult.

O relatório analisa os desafios e oportunidades enfrentados por mais de 1.000 criadores de conteúdo inquiridos entre maio e agosto de 2025. As conclusões oferecem uma nova perspetiva sobre a forma como os criadores estão a estruturar e a sustentar os seus negócios em todo o mundo.

“Os criadores estão entre os segmentos de pequenas empresas mais dinâmicos do mundo”, afirmou Jonathan Kolozsvary, Global Head of Small Business da Visa Commercial Solutions. “O Monetized: Visa 2025 Creator Report destaca a sua capacidade de inovação e orienta a forma como a Visa está a investir para capacitar a economia dos criadores, ao proporcionar acesso a capital, ferramentas financeiras especializadas e recursos que ajudam os criadores a expandir os seus negócios local e globalmente”, acrescenta.

A Visa diz que está a explorar com a Karat um novo programa piloto que simplifica a componente de gestão do negócio criativo. Inspirada pelos desafios identificados no relatório, esta iniciativa pretende fornecer ferramentas práticas para ajudar os criadores a gerir as suas finanças e operações.

A Karat possui experiência consolidada no apoio financeiro a criadores, através da disponibilização de cartões de crédito, que consideram métricas de rendimento e influência, e soluções bancárias adaptadas a este setor.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.