O Grupo Vista Alegre registou um resultado líquido de 3,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, uma ligeira redução em termos homólogos fruto de uma queda de no volume de negócios da empresa.
O grupo reportou esta segunda-feira um volume de negócios de 64 milhões de euros, uma diminuição de 300 mil euros em relação a igual período do ano passado, mas que resultou num EBITDA de 14,8 milhões, ou seja, 100 mil euros acima do registado no primeiro semestre do ano passado.
“O crescimento dos produtos de marca de porcelana e cristal da Vista Alegre e faiança artística Bordallo Pinheiro manteve a evolução favorável no mix de vendas contribuindo para a melhoria do EBITDA face ao período homólogo”, explica o comunicado enviado à CMVM.
Em termos operacionais, o grupo registou um resultado de 8,1 milhões de euros, uma descida de 400 mil euros em relação a 2023. “Devido aos recentes investimentos realizados pelas empresas da Vista Alegre, as amortizações tiveram um aumento de 0,6 milhões de euros que impactou negativamente o resultado operacional”, detalha a empresa.
Ainda assim, o grupo destaca “o crescimento de 15,9% das receitas na faiança face às receitas do primeiro semestre de 2023”, bem como a consolidação da “posição em mercados como os EUA, com um crescimento de 38,9% e expandindo a marca para novos mercados como República Checa, Noruega e Emirados Árabes Unidos”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com