[weglot_switcher]

Vítor Bento será o próximo presidente da Associação Portuguesa de Bancos, avança Marques Mendes

Vítor Bento tem vasta experiência no sector financeiro. O economista foi presidente executivo da SIBS e também foi o último presidente do Banco Espírito Santo e o primeiro do Novo Banco.
9 Maio 2021, 21h59

O advogado e comentador da SIC, Luís Marques Mendes, confirmou que o próximo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) será Vítor Bento. O anúncio vai de encontro à vontade aos associados da APB, os bancos, que demonstraram vontade em que o economista assumisse o cargo.

Vítor Bento tem uma vasta experiência no sector financeiro. O economista, licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, é doutorado em Estudos Estratégicos. Atualmente presidente não-executivo da SIBS, fundou em 1996 o IGCP (Instituto de Gestão do Crédito Público), tornando-se o seu primeiro presidente.

Em 2000 assumiu a presidência executiva da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços, onde se manteve até julho de 2014, quando assumiu a presidência do Banco Espírito Santo, já sob intervenção do Estado, sendo o seu último presidente e também o primeiro do Novo Banco.

A presidência da Associação Portuguesa de Bancos (APB) vai mudar na próxima Assembleia Geral que se realiza no fim de maio. Fonte da banca já tinha confirmado ao Jornal Económico que “Vítor Bento é um nome que poderá fazer parte da lista de candidatos, sem dúvida”, mas salvaguardou que não houve ainda nenhuma conversa formal no seio da APB sobre eventuais sucessores de Fernando Faria de Oliveira.

A confirmação chegou através da rubrica do ex-líder do PSD transmitida semanalmente pela SIC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.