[weglot_switcher]

Mar Vermelho com volume de carga 70% abaixo do esperado

Os ataques que têm vindo a ser sentidos no Mar Vermelho já fizeram com que muitas companhias marítimas desviassem as suas viagens desse caminho, o que fez com que as importações e exportações caíssem na União Europeia.
11 Janeiro 2024, 14h15

O volume de carga no Mar Vermelho tem vindo a colapsar nos últimos tempos, devido aos ataques de que as companhias marítimas têm sido alvo por parte dos militantes do Houthi. De acordo com dados do instituto alemão de economia, IfW Kiel, o volume de contentores transportados através deste mar está 70% abaixo do volume que naturalmente seria esperado.

A grande maioria das companhias de navegação parou o tráfego através desta rota, o que já causou um decréscimo de 1,3% no comércio global em dezembro, sendo que, na União Europeia, o indicador está no ‘vermelho’ nas importações e exportações, com quedas de 3,1% e de 2%, respetivamente.

Na Alemanha o comércio externo continuou na fase fraca, que já dura há alguns meses, com as exportações e as importações a caírem em termos mensais. Já a China está a conseguir contrariar a tendência, com os números das exportações e das importações a subirem.

Os navios das gigantes da navegação, como a Maersk e Hapag-Lloyd, têm realizado o trajeto por caminhos diferentes para fazer a travessia entre a Ásia e a Europa, nomeadamente pelo Cabo da Boa Esperança, o que causa uma demora de até mais 20 dias. Este atraso tem-se refletido na queda das exportações e importações, que, segundo o economista do instituto alemão, ainda estão a ser transportadas.

Atualmente apenas estão a passar pelo Mar Vermelho 200 mil contentores diariamente, um valor que fica abaixo dos cerca de 500 mil por dia que passavam em novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.