A Askblue, empresa portuguesa de consultoria tecnológica e de negócio, apresentou um volume de negócios de 22,3 milhões de euros, em 2024, o que traduz um crescimento de 16%, face ao ano anterior, quando foi registado 19,2 milhões de euros.
Para 2025, a Askblue pretende ultrapassar um volume de negócios de 26 milhões de euros.
Os novos projetos vão implicar um reforço das equipas, estando a decorrer vários processos de recrutamento. O objetivo é terminar o ano com 500 colaboradores, tendo concluído 2024 com 435, revela a consultora.
“Em 2024 conquistámos dez novos clientes, com enorme relevância e elevado potencial, que representam setores tão diversos como financeiro, banca, segurador, farmacêutico e administração pública. Face ao ano anterior, estamos a falar de mais do dobro do número de novos clientes”, afirma o CEO da Askblue, Pedro Nicolau.
No ano passado, a Askblue desenvolveu duas novas ofertas em Data & Analytics e Quality & Testing. “No caso de Data & Analytics, foi possível entrar em dois novos clientes e abrir oportunidades de crescimento junto de outros com os quais já trabalhávamos”, explica o CEO da Askblue.
“O foco no setor público é uma aposta recente, reforçada a partir do segundo semestre de 2024. Neste momento, já temos um projeto estratégico, que envolve o desenvolvimento de um novo portal de serviços, que gere o relacionamento com as pessoas”, salienta Pedro Nicolau.
“A empresa tem vindo a melhorar a margem dos projetos nos últimos anos, existindo ainda espaço para melhoria. Houve uma evolução positiva, nos últimos anos, mas precisamos de continuar a melhorar para reforçar a nossa capacidade de investimento interno e externo”, diz ainda o CEO.
A presença no mercado internacional a Askblue tem desenvolvido dezenas de projetos e já abriu escritórios no Brasil e Reino Unido.
Com 12 anos de existência, a Askblue já desenvolveu mais de 300 projetos em todo o mundo e dispõe de um portefólio de meia centena de clientes.
O CEO da Askblue considera “ser fundamental diversificar as relações com parceiros e clientes já existentes, para acelerar o crescimento. A imagem corporativa renovada e o novo site, apresentados em janeiro, refletem esta vontade”.
“Em 2025, vamos continuar a investir na marca Askblue, para que tenha maior visibilidade e reconhecimento no mercado, não só por potenciais clientes, como também por candidatos a trabalhar connosco”, afirma Pedro Nicolau.
A Askblue apresentou um plano estratégico até 2028. “Para a sua conclusão, mobilizámos os responsáveis das diferentes unidades e mercados para refletirem sobre o futuro a médio e longo prazo”, diz o CEO da consultora.
“Este processo incluiu discussões sobre o posicionamento da marca, novas ofertas, estratégias de go-to-market, metodologias de entrega, aumento da eficiência interna, gestão da mudança, gestão de talento e comunicação. Nesta fase estamos já em fase de implementação dos diversos projetos internos, alguns deles estruturais, essenciais para o cumprimento do plano estratégico”, descreve Pedro Nicolau.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com