De acordo com o Insight View, relatório da Iberinform, filial do Crédito y Caución, 47% das empresas do setor de fabricação de produtos metálicos demonstram um nível baixo de risco de incumprimento, refletindo um panorama otimista sustentado por um crescimento consistente no volume de negócios, que em 2023 foi de 5,5%, com 30% deste total proveniente de exportações.
A distribuição geográfica das empresas revela uma forte concentração nos grandes centros urbanos, com Porto (18%), Aveiro (16%), Lisboa (12%), Leiria (12%) e Braga (12%) a liderarem o setor.
O restante do tecido empresarial está disperso entre os demais distritos, apresentando um risco de crédito semelhante ao total nacional.
No que diz respeito à antiguidade das empresas, 48% das empresas de produtos metálicos foram constituídas há mais de 15 anos, enquanto 24% têm menos de cinco anos.
A antiguidade é um fator relevante no risco de crédito, sendo evidente que as empresas com menos de cinco anos apresentam um nível de risco elevado.
Por outro lado, as empresas com mais de 15 anos são classificadas com um risco médio, aproximando-se do baixo. O setor é predominantemente composto por micro e pequenas empresas, que totalizam cerca de 96% do mercado. As empresas médias representam 4%, enquanto as de grande dimensão têm uma presença quase nula.
Apesar do menor número, as grandes empresas apresentam números de faturação comparáveis às pequenas e médias, que dominam a percentagem de negócios. As microempresas, embora liderem em número, têm percentagens de vendas totais que não chegam a mil milhões de euros, enquanto as demais dimensões apresentam, pelo menos, o triplo dessa faturação.
Embora o prazo médio de recebimentos tenha aumentado para 90 dias, valor semelhante ao de 2022 (88 dias), o prazo médio de pagamentos manteve-se constante nos últimos dois anos, fixando-se em 91 dias. Esta tendência sugere uma estabilidade nos comportamentos financeiros do setor, apesar das dificuldades económicas enfrentadas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com