Nunca tantos eleitores se inscreveram para votar antecipadamente nas eleições legislativas. De acordo com dados do Ministério da Administração Interna (MAI), um total de 333.347 eleitores recenseados em território nacional inscreveram-se para exercer o direito de voto antecipado em mobilidade.
Trata-se do número “mais elevado de sempre”, desde que foi alargada a possibilidade de voto antecipado a todos os eleitores, sublinha o ministério tutelado por Margarida Blasco.
Nas legislativas de 2024, recorde-se, 208.007 inscreveram-se no voto antecipado, dos quais 180.835 exerceram efetivamente o direito nas urnas, ou seja, uma taxa de participação superior a 95%.
O período de inscrições para votar antecipadamente nas legislativas deste ano decorreu entre domingo, dia 4 de maio, e quinta-feira, dia 8 de maio, e destinou-se exclusivamente a eleitores recenseados em território nacional.
O voto em mobilidade realiza-se no domingo, 11 de maio, uma semana antes das eleições de 18 de maio, em qualquer município do Continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com