[weglot_switcher]

“Vou assinar a emergência nacional”. Trump ‘força’ muro fronteiriço com o México

Líder da Casa Branca realçou que outros presidentes dos EUA recorreram a esta figura e “raramente foi um problema”. “Assinaram. Ninguém quis saber”, escreveu Trump.
15 Fevereiro 2019, 16h30

Donald Trump confirmou que vai recorrer à figura do estado de emergência nacional para desbloquear a questão da segurança da fronteira com o México. “Vou assinar a emergência nacional” afirmou o presidente dos EUA.

O líder da Casa Branca realçou que outros presidentes dos EUA recorreram a esta figura e “raramente foi um problema. Assinaram. Ninguém quis saber. E, em muitos dos casos, foram por coisas muito menos relevantes. “Estamos a falar em invasão de drogas, uma invasão de gangues, uma invasão de pessoas e isso é inaceitável.”

Uma emergência nacional, se não for bloqueada pelos tribunais ou pelo Congresso, permitirá que Trump se aproveite dos fundos que os legisladores aprovaram para outros fins para construir um muro de fronteira.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira à noite, 24 horas antes de se esgotarem os fundos, uma lei orçamental.

Depois do Senado, foi a vez da Câmara dos Representantes aprovar o financiamento da administração norte-americana de 333 mil milhões de dólares, com 300 votos a favor e 128 contra.

https://jornaleconomico.pt/noticias/congresso-dos-estados-unidos-aprova-fundos-e-evita-nova-paralisacao-do-governo-411797

Antes da votação no Congresso, já Trump tinha informado, através da Casa Branca e do chefe da maioria republicana no Senado de que iria promulgar este financiamento, mas também declarar “urgência nacional” para garantir as verbas para o muro.

em atualização

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.