Portugal é o único país europeu onde a aplicação digital Wabi2b está disponível e a empresa, detida pela Coca-Cola Europacific Partners, considera que o investimento feito em agosto de 2021 foi certeiro, disse ao Jornal Económico (JE) o country lead em Portugal.
“Iniciámos este projeto sem certezas de como é que o mercado ia adotar esta nova forma de comprar e vender, mas não podíamos estar mais contentes com o feedback que recebemos. Existe espaço e interesse no mercado para um marketplace [plataforma de comércio eletrónico]”, garantiu Hugo Duarte.
A app com um modelo de negócio para empresas (B2B) faz a ligação entre os canais Horeca e conveniência a uma rede de fornecedores registados. Ou seja, permite aos empresários da restauração, cafetaria, bar e minimercados compararem os preços dos produtos de que precisam entre cada estabelecimento/armazém no portefólio da plataforma, para tentar reduzir custos e ganhar eficiência.
Questionado sobre se Wabi2b conseguiu atingir a meta de ter seis milhões de euros em vendas e cinco mil pontos de venda em 2022, Hugo Duarte admite que não, mantendo-se o objetivo para os próximos oito meses.
“De forma consciente, e desde o ano passado, fomos reajustando a forma de trabalhar no sentido de irmos testando várias fórmulas para perceber a melhor forma de alinhar a plataforma com o mercado”, explicou ao JE, esclarecendo que, devido à abrangência de clientes (restauração, cafetaria e bar, minimercados, lojas de conveniência…), e fornecedores (distribuidores de bebidas, cash & carry, armazéns…) a operação torna-se “mais desafiante e complexa”.
Hugo Duarte reconhece que a app se encontra numa fase de crescimento acentuado, mas diz ao JE que a ligação entre essa adesão e a subida da inflação “não é linear”, até porque a inovação terá mais peso nessa escolha.
“Claro que não podemos excluir a atual conjuntura económica para justificar algum do interesse dos nossos clientes. A app Wabi2b permite ao cliente que o seu processo de compra seja mais eficiente, poupar tempo e custos de deslocação, bem como comparar os preços de todos os produtos que necessitam para o seu negócio”, destaca o country lead da Wabi2b em Portugal.
A Wabi2b – subsidiária da argentina Wabi, fundada em 2019 por Alejandro Arauz, Esteban Socorro e Juliana D’Aiutolo – está operacional nas cidades de Lisboa e do Porto, onde conta com mais de 12 mil referências de produtos. Internacionalmente, tem presença nos Estados Unidos da América, na Malásia, no México, na Tailândia, no Vietname e na Índia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com