[weglot_switcher]

Wall Street abre em queda com a notícia da criação de emprego em novembro

As empresas norte-americanas criaram 199 mil postos de trabalho em novembro, acima dos 150 mil gerados em outubro, divulgou esta sexta-feira o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
8 Dezembro 2023, 14h46

A economia norte-americana criou 199 mil empregos em novembro e os índices de Wall Street abriram em queda nesta sexta-feira que em Portugal se celebra o feriado de dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, santa da Igreja Católica.

O Dow Jones cai 0,03% para 36.106,23 pontos. O S&P 500 perde 0,021% na abertura para 4.584,61 pontos. Já o Nasdaq recua 0,34% para 14.291,9 pontos.

A sessão asiática a tendência de ontem foi negativa e Wall Street colocou na sessão de ontem um ponto final numa série de três sessões de quedas, impulsionada pelas grandes tecnológicas, com a Alphabet a disparar 5% devido ao lançamento de um novo serviço de inteligência artificial por parte do Google, enquanto a AMD subiu 10% depois de ter estimado que o mercado de chips para “data centers” pode atingir 45 mil milhões de dólares este ano.

Nesta sessão, os investidores estão a descontar os dados de emprego de novembro, que mostraram um mercado de trabalho que continua a dar sinais de força, juntamente com os dados de confiança e expectativas de inflação da Universidade de Michigan.

Os dados do emprego nos Estados Unidos eram aguardados com bastante expectativa, para validar se a narrativa de descida rápida dos juros da Fed é realista.

As empresas norte-americanas criaram 199 mil postos de trabalho em novembro, acima dos 150 mil gerados em outubro, divulgou esta sexta-feira o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. O número de postos de trabalho criados supera as estimativas dos analistas da Bloomberg, que apontavam para 185 mil.

Embora estes dados comprovem a robustez da economia dos EUA e dissipem os receios de uma recessão, a queda da taxa de desemprego poderá dissuadir a Fed de baixar as taxas de juro num futuro próximo.

A taxa de desemprego recuou para 3,7%, abaixo dos 3,9% registados em outubro. No total, estavam desempregadas 6,3 milhões de pessoas no fim de novembro. O número de pessoas em desemprego prolongado nos EUA – ou seja, durante 27 semanas ou mais – caiu para 1,2 milhões.

O salário médio por hora no privado aumentou 12 cêntimos para 34,1 dólares, avança a Bloomberg.

Noutros mercados o petróleo West Texas avança 1,95% para 70,69 dólares o barril.

O euro recua 0,44% para 1,0747 dólares.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.