Wall Street abriu a sessão desta segunda-feira em terreno misto em reação ao acordo comercial alcançado com a União Europeia que prevê uma tarifa de 15% aos produtos europeus, e à possibilidade de uma extensão da trégua tarifária entre norte-americanos e chineses por 90 dias.
No que diz respeito aos índices norte-americanos o S&P 500 abriu a subir 0,05% para os 6.391,58 pontos, o Nasdaq cresce 0,26% para os 21.162,19 pontos, e o Dow Jones cai 0,12% para os 44.849,62 pontos.
“Futuros sobre as bolsas norte-americanas apontam para uma abertura em alta ligeira, após a União Europeia e os Estados Unidos terem anunciado um acordo comercial. Rumores de que os Estados Unidos e a China possam anunciar uma extensão das “tréguas comerciais” enquanto continuam a negociar para chegar a um acordo também animam os investidores. Foco para o setor Farmacêutico, depois de Donald Trump ter afirmado que irá anunciar tarifas na indústria brevemente. Ainda no seio empresarial destaque para a subida da WeRide, perante as notícias de que a Arábia Saudita concedeu a sua primeira licença de robotaxis à empresa”, diz a research do Millennium.
Por sectores os índices bolsistas norte-americanos têm as tecnológicas e os semicondutores maioritariamente no verde. Destaca-se a subida de 3,4% da AMD e a valorização de 2,3% da Intel, enquanto que a Texas Instruments sobe 2,1%.
O setor da saúde está na sua maioria no vermelho com destaque para a Gilead que quebra 1,7%. Ao nível dos materiais, neste caso na área do ouro, a Newmont cai 3,5%, enquanto que nos materiais, da área química, a Albemarle desvaloriza 8,1%.
Entre os índices norte-americanos destaca-se ainda a quebra de 2,3% do Ebay, enquanto que a marca de chocolates Hershey desliza 2%.
O setor imobiliário também está no vermelho, enquanto que as energéticas estão no verde com a Exxon Mobil a subir a subir 0,81% e a Chevron a valorizar 0,32%. As telecoms também quebram. A Verizon desce 1,3% e a T-Mobile perde 1,05% o mesmo valor de descida da AT&T.
Os principais índices europeus estão também mistos. O DAX (Alemanha) cai 0,88%, o CAC 40 (França) desvaloriza 0,31%, e o FTSE 100 (Reino Unido) desce 0,56%.
O AEX (Países Baixos) sobe 0,31%, o IBEX 35 (Espanha) quebra 0,07%, e o FTSE MIB (Itália) valoriza 0,17%. O índice português (PSI) está a deslizar 0,40%.
O petróleo está a negociar em alta com o brent a subir 2,45% para os 69,32 dólares e o crude valoriza 2,56% para os 66,83 dólares.
O euro está a cair 0,93%, face ao dólar, para os 1,16383 dólares e o euro está a desvalorizar 0,82%, face à libra, para as 0,86725 libras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com