A bolsa de Nova Iorque encerrou sessão, desta sexta-feira, em terreno negativo com o Nasdaq a liderar as perdas.
O Dow Jones perdeu 1,90% para 45.479,60 pontos, o S&P 500 recuou 2,71% para 6.552,50 pontos e o tecnológico Nasdaq cedeu 3,56% para 22.204,43 pontos.
Wall Street fechou em forte queda nesta sexta-feira, pressionada pelo novo desafio tarifário de Donald Trump à China. Isto num mercado onde a tecnologia emergiu como um player importante perante o apagão de dados económicos causado pela paralisação do governo dos EUA.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje a imposição de uma sobretaxa de 100% a importações da China, a partir de novembro, em resposta a medidas comerciais “extremamente hostis” de Pequim.
A partir de 01 de novembro – ou até antes, “dependendo de quaisquer ações ou alterações futuras tomadas pela China” – os Estados Unidos imporão “uma tarifa de 100% à China, para além de qualquer tarifa que estejam atualmente a pagar”, afirmou Trump na rede social Truth.
“Coisas muito estranhas estão a acontecer na China. Estão a tornar-se muito hostis e enviando cartas para países do mundo todo anunciando que querem impor controlos de exportação sobre todos os itens de produção relacionados com terras raras e praticamente qualquer outra coisa que possam imaginar, mesmo que não seja feita na China”, escreveu o presidente na sua rede social Truth.
Nas bolsas, as perdas foram imediatas e generalizadas, mas o setor de tecnologia enfrentou particular pressão. Nvidia recuou 4,89%, Apple perdeu 3,45% e Meta cedeu 3,85%. Bancos também foram penalizadas, entre eles JPMorgan (-1,52%) e Citi (-2,07%).
(Atualizada)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com