Wall Street cai mais de 3% apesar da “bazuca” de 2,2 biliões de dólares

Março de 2020 ficará para a história dos mercados como um dos meses mais loucos de sempre. NYSE fechou em queda num dia em que Congresso dos Estados Unidos entrega um pacote de resgate de 2,2 biliões de dólares.

Lucas Jackson/Reuters

Bolsas em Nova Iorque seguem sentimento europeu e fecham em baixa expressiva, após três dias consecutivos de ganhos. O Dow Jones caiu -4,06% para 21.636,8 pontos; o S&P 500 desce -3,37% para 2.541,5 pontos e o Nasdaq desliza -3,79% para 7.502,4 pontos.

Março de 2020 ficará para a história dos mercados como um dos meses mais loucos de sempre. Durante as últimas cinco sessões, o Dow registou um aumento de 12,8%, na maior semana desde 1938. O S&P 500 registou uma recuperação de 10,3%, na maior semana desde 2008; e o Nasdaq subiu 9,1%.

A pandemia de Covid-19 tornou-se num verdadeiro choque para a economia mundial e causou uma súbita recessão global, o que causou esse grande colapso dos mercados de ações. E quase paralelamente, a grande resposta monetária dos bancos centrais e Governos para impedir que a crise da saúde e a desaceleração económica se transforme numa crise financeira e de crédito.

A Câmara de Representantes aprovou por voto de voz e com o apoio maioritário de ambos os partidos um pacote de medidas de 2,2 biliões de dólares (cerca de 2 biliões de euros), naquela que é a mais colossal lei de apoio económico na história dos EUA. Com este pacote de resgate, milhões de adultos norte-americanos poderão receber cheques de até 1.200 dólares (cerca de mil euros) e 500 dólares para crianças (cerca de 450 euros) outros terão os seus subsídios de desemprego aumentados, e milhões de empresas terão ainda empréstimos, doações e acesso a incentivos fiscais.

No exterior a China tenta aos poucos regressar à normalidade, mas as fábricas enfrentam agora uma quebra provocada pela redução de encomendas vindas de EUA e Europa.

No seio empresarial destaque para valorização de 13,40% da Smiledirectclub, após notícias de que está a produzir viseiras para os médicos.

Em outros mercados, o petróleo do West Texas cai -3,41% para 21,83 dólares, o euro aprecia 0,99% para 1,1141 dólares e o rendimento do título de 10 anos dos EUA cai para 0, 74%. Por seu lado, o índice de volatilidade VIX sobe 4%, para 63 pontos.

No plano macroeconómico a Mtrader destaca que os norte-americanos retêm o incremento de rendimento.

 

Ler mais

Recomendadas

Credores privados dizem que cobrar juros é essencial para manter ‘ratings’ 

Em causa está a assunção por parte de algumas agências de ‘rating’, como por exemplo a Moody’s, de que se os credores receberem menos do que o inicialmente contratualizado, isso configura um incumprimento financeiro, independentemente das razões e mesmo com o acordo dos credores.

Dados surpreendentes do emprego deram gás a Wall Street

Na última sessão da semana o Dow Jones disparou 3%, mas o recordista foi o tecnológico Nasdaq. O ‘rally’ deveu-se aos ganhos da banca e das companhias aéreas e de cruzeiros, das mais penalizadas durante o confinamento.

CMVM levanta suspensão da negociação das ações da SAD do FC Porto

A decisão surge depois de a SAD anunciar o adiamento do reembolso do empréstimo obrigacionista para 2021.
Comentários