O princípio de um acordo entre Donald Trump e a NATO para resolver a crise na Gronelândia, com o Presidente dos EUA a dar um passo atrás nas tarifas anunciadas contra oito países europeus, foi quanto bastou para fazer com que Wall Street fechasse em alta.
O S&P 500 encerrou a subir 1,16% para 6.875,62 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avançou 1,21% para 49.077,23 pontos e o tecnológico Nasdaq Composite acelerou 1,18% para 23.224,82 pontos. Isto apesar da queda de 1,94% das ações da Netflix.
A gigante do streaming obteve um lucro líquido de 2,419 mil milhões de dólares no quarto trimestre, um aumento de 29,4%, enquanto a receita cresceu 17,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo os 12,051 mil milhões de dólares, contra as previsões de 11,970 mil milhões de dólares.
Donald Trump que esteve esta quarta-feira em Davos, acabou por anunciar na sua rede social Truth que “após uma reunião muito produtiva com o Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, estabelecemos a estrutura para um futuro acordo relativo à Gronelândia e, de facto, a toda a região do Ártico. Esta solução, se finalizada, será muito benéfica para os Estados Unidos e para todos os países da NATO”.
“Com base neste entendimento, não irei impor as tarifas que estavam programadas para entrar em vigor no dia 1 de fevereiro”, anunciou através da sua conta na rede social TruthSocial”.
Hoje em Davos o Presidente dos EUA já tinha afastado a possibilidade de entrar à força na Gronelândia, um território da Dinamarca. “As pessoas pensavam que usaríamos a força, mas não precisamos de usar a força, não queremos usar a força e não usaremos a força. Tudo o que os EUA estão a pedir é um lugar chamado Gronelândia, que já tínhamos, mas que devolvemos respeitosamente à Dinamarca há pouco tempo, após a Segunda Guerra Mundial”, disse.
A época de resultados também impactou nos mercados, com as contas da Netflix (que já foram apresentadas), da Intel e da Procter & Gamble a centrarem atenções.
Esta semana vai ser conhecida a evolução do PIB dos EUA no terceiro trimestre do ano passado e ainda do indicador preferido da Reserva Federal norte-americana para a inflação – o índice de preços com despesas no consumo pessoal (PCE).
Noutros mercados, o crude West Texas Intermediate subiu 0,33% (60,56 dólares) e o crude Brent avançou 0,40% (65,20 dólares).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com