[weglot_switcher]

Wall Street fecha em queda depois das tarifas de 25% sobre importação de automóveis

Esta quarta-feira, o Presidente dos EUA, Donald Trump cumpriu a promessa e anunciou que os carros importados pelo país vão ter aplicada uma tarifa de 25%. Esta última escalada tarifária do presidente Donald Trump cria vencedores e vencidos entre as ações do setor automóvel.
Reuters
27 Março 2025, 21h14

O S&P 500 recuou 0,33% para os 5.693,31 pontos. O o Nasdaq Composite caiu 0,53% para 17.804,03 pontos e o Dow Jones perdeu 0,37% para 42.299,7 pontos.

Esta quarta-feira, o Presidente dos EUA, Donald Trump cumpriu a promessa e anunciou que os carros importados pelo país vão ter aplicada uma tarifa de 25%. Esta última escalada tarifária do presidente Donald Trump cria vencedores e vencidos entre as ações do setor automóvel.

A General Motors caiu 7,4%, uma das maiores perdas do mercado, depois de Trump ter anunciado tarifas de 25% sobre os carros importados. A Ford Motor caiu 3,9%.

Até os fabricantes de automóveis americanos que vendem carros no país podem sentir o impacto destas tarifas porque as suas cadeias de abastecimento estão espalhadas por toda a América do Norte.

Donald Trump quer que ocorra mais produção nos Estados Unidos.

As fabricantes automóveis sediadas fora dos Estados Unidos também afundaram. Em Seul, a Hyundai Motor caiu 4,3%. Em Tóquio, a Honda Motor caiu 2,5% e a Toyota Motor perdeu 2%.

Mas as fabricantes norte-americanas de veículos elétricos Rivian e Tesla saíram-se muito melhor. Parecem enfrentar menos pressão das tarifas de Trump porque uma maior parte da sua produção acontece nos Estados Unidos. A Rivian subiu 7,6%, e a Tesla de Elon Musk adicionou 0,4%.

Entre as incertezas está a forma como o governo dos EUA determinará como aplicar as tarifas a peças que estão em conformidade com o acordo de comércio livre entre os Estados Unidos, o México e o Canadá, mas não são fabricadas inteiramente nos Estados Unidos. De acordo com Spak, rastrear peças pode ser difícil.

Entre os principais quedas no mercado está a GameStop que tombou mais de 22%, depois de ter anunciado que vai emitir dívida para comprar bitcoins.

Os dados melhores do que o esperado ajudaram os rendimentos dos títulos do Tesouro no mercado obrigacionista a manterem-se relativamente estáveis. O rendimento do Tesouro a 10 anos subiu de 4,35% para 4,36% na quarta-feira.

Esta sexta-feira será divulgado o PCE, o índice de preços sobre consumo privado, que dará mais clareza ao mercado sobre como está a saúde da economia norte-americana e quais os próximos passos da Reserva Federal.

O euro recua 0,02% para 1,0799 dólares.

Já o petróleo está a subir. O crude West Texas avança 0,36% para 69,90 dólares. Já o Brent, referência na Europa, sobe 0,34% para 74,04 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.