[weglot_switcher]

Wall Street fecha semana no vermelho empurrada por quedas na banca

Os principais índices norte-americanos caíram na última sessão da semana, apesar do anúncio de Joe Biden do pacote de estímulos que quer ver aprovado. Os resultados da banca, que, apesar de longe de ideais, até foram melhores do que esperado, puxaram para baixo Wall Street.
15 Janeiro 2021, 21h22

Wall Street fechou a semana no vermelho, com os três índices principais a acusarem os maus resultados reportados pela banca, que até ficaram ligeiramente acima do esperado. Os planos do próximo presidente dos EUA para um pacote de estímulo não foram suficientes para afastar as preocupações dos investidores com alguns sinais da economia norte-americana.

O Dow Jones encerrou a sessão a perder o,57% para os 30.814,26 pontos, enquanto o Nasdaq liderou as perdas, ao recuar 0,87% até aos 12.998,50 pontos. O S&P 500 fechou a cair 0,71% para os 3.768,45 pontos. Ainda assim, as quedas poderiam ter sido maiores, visto que o Dow chegou a cair 300 pontos durante a tarde.

Os resultados coincidem com o dia de reporte dos resultados trimestrais da banca americana, que apresentaram resultados mistos, mas caíram entre 2%, no caso da JPMorganChase, e 7,80% no caso da Wells Fargo. Curiosamente, ambos os bancos até reportaram resultados melhores do que o esperado.

O anúncio do plano de apoio à economia também parece já não ter o efeito que conseguiu em sessões passadas. O próximo presidente dos EUA anunciou esta terça-feira que pretende ver aprovado um terceiro pacote de estímulos que inclua um subsídio federal de desemprego de 400 dólares (331,19 euros) semanais e pagamentos diretos de 1.400 dólares (1.159,17 euros).

O petróleo também vai perdendo terreno, vendo a sua cotação baixar 2,63% no caso do Crude WTI, em parte devido a novos surtos de Covid-19 nos EUA, mas também na China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.