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Web Summit: Portugal marca presença com 125 startups

O número de startups a marcar presença no Road2Web Summit continua a crescer. A Startup Portugal vai levar um total de 125 startups portuguesas até à Web Summit, sendo que estas já captaram 37 milhões de euros, num aumento anual de 176%.
Web Summit
10 Novembro 2024, 11h43

A marca Portugal volta a estar presente na Web Summit, levando até ao Parque das Nações a maior comitiva de sempre desde que a conferência aterrou em Lisboa. Os pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL) vão receber um total de 125 startups criadas em Portugal no âmbito do programa Road2Web Summit.

Em forma de antecipação ao evento, o Presidente da República recebeu os responsáveis por estas startups na passada sexta-feira, no Antigo Picadeiro Real. Neste evento, Marcelo Rebelo de Sousa revelou esperar um apoio contínuo à Web Summit por parte de Luís Montenegro e de Carlos Moedas, tendo em conta o legado deixado por Fernando Medina e António Costa, mas também um forte apoio para que as empresas portuguesas, nomeadamente as startups, se conseguiam desenvolver.

António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, que desenvolveu o programa Road2Web Summit indica que a participação de 125 startups “é um reflexo claro do dinamismo do ecossistema empreendedor em Portugal”.

Na visão do responsável da Startup Portugal, o grupo de empresas presentes nesta edição destaca-se “pela diversidade de setores onde atuam, nível tecnológico das suas soluções, capacidade demonstrada na angariação de investimento e presença internacional”. 

O ano passado, o programa levou 115 startups à Web Summit, evidenciando-se um aumento de 10 empresas.

Quem são as startups portuguesas que vão à Web Summit?

Dentro desta delegação nacional, 25 startups destacam-se pela diversidade social e impacto, vindo de vários programas de apoio. Entre as empresas que vão marcar presença estão a IPLEXMED, Codepoint, Aurora Music, Bamble e Movendo (do programa Women in Tech), SurfACT, BreastScreening-AI, Flash – Rapid Diagnostics, STONIFY, Strata Tech Labs, e Beyonduni.ai (programa CONNECT), Ernit, The Next, SDG Air Battery e Edge Detection (rede Aga Khan), e Reignwel Global, Teknon.ai, CIRCULAR CLOSETS e Thingle (programa IDE Social Hub).

Segundo a Startup Portugal, 78% destas empresas utilizam a Inteligência Artificial para impulsionar e inovar os setores onde atuam, sendo que a maioria das que não utilizam a tecnologia estão a implementar processos para o fazer. Os principais setores representados incluem Inteligência Artificial e Machine Learning (23), Tecnologia Ambiental e Energias Limpas (11), Medtech e Farmacêutica (11), Recursos Humanos e Recrutamento (nove), Soluções Empresariais (oito) e Fintech (oito).

As startups têm em média de 7,3 colaboradores, totalizando 907 pessoas. A grande maioria – 79,5% – possui formação superior (licenciaturas e mestrados), com 7,39% detendo doutoramento, e a média de idade é de 33 anos. Em termos de diversidade, 30% dos colaboradores são mulheres e 14% pertencem a minorias sociais, reforçando o compromisso com a inclusão.

Aproximadamente 60% das startups nacionais já estão a operar em território internacional, evidenciando uma forte presença global. Estas empresas possuem um ambiente internacional, com colaboradores de diversas nacionalidades, como russos, ucranianos, norte-americanos, franceses, ingleses e espanhóis, o que contribui para a diversidade cultural nos seus quadros.

Em termos gerais, as startups têm receitas acumuladas que ultrapassaram os 20 milhões de euros no ano passado. Conseguiram captar 37 milhões de euros em investimento, num crescimento de 176% em comparação com os 13 milhões de euros captados pelas empresas que marcaram presença na última edição. 

Estas startups representam várias regiões de Portugal, com Lisboa a liderar com 53 startups, seguida pelo Porto (16), Coimbra (nove), Braga (seis) e Aveiro (seis). Estas startups são apoiadas por incubadoras nacionais como a Startup Lisboa, UPTEC, IPN, Startup Leiria, Madan Park e Startup Braga, que oferecem suporte técnico e financeiro às empresas.

Estas 125 empresas vão competir por dois prémios: startup mais promissora, que vai receber 15 mil euros, e a startup com melhor desempenho no bootcamp e conferência, cujo prémio monetário ascende a cinco mil euros.

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