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WPP Portugal deixa estrutura acionista do Grupo Marktest

A mudança na estrutura acionista não belisca o acionista maioritário, a Gestmedia (detida por Jorge Fonseca Ferreira, José Manuel Oliveira e Luís Queiró), que continua a deter 60% da Marktest
29 Outubro 2019, 16h06

A reestruturação da estrutura acionista do grupo de estudos de mercado Marketest está concluída e, dessa forma, a WPP Portugal sai de cena dando lugar ao fundo investimento Bain Capital, uma das maiores gestoras de ativos do mundo (controla mais de 100 mil milhões de dólares em ativos), apurou o Jornal Económico esta terça-feira.

A mudança na estrutura acionista não belisca o acionista maioritário, a Gestmedia (detida por Jorge Fonseca Ferreira, José Manuel Oliveira e Luís Queiró), que continua a deter 60% da Marktest. Mas os restantes 40% já não estão nas mãos da WPP Portugal, que transferiu a sua participação para a holandesa Kantar Holding S.A, que pertence a 100% à WPP. Por sua vez, a WPP vai vender 60% da Kantar ao fundo de investimento Bain que passa assim a ser acionista da Marktest – A WPP fica apenas com 40% da Kantar.

É a Kantar Holding S.A que concentra todos os ativos que a WPP detinha nas áreas de negócio de estudos de mercado e de medição de audiências.

Em 25 de outubro, o semnário “Expresso” tinha noticiado que a reestruturação estava em curso e que o fundo Bain, através da operação entre a WPP e a Kantar, passaria a ter uma participação indireta na Marktest de 24%.

As operações do grupo Marktest congrega atividades na medição de audiências de meios e monitorização de investimentos publicitários, bem como a elaboração de barómetros em diversas áreas como telecomunicações, banca, seguros e distribuição. O grupo foi fundado em 1980.

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