[weglot_switcher]

XI Fórum Jurídico de Lisboa assegura presenças de Marcelo e de Santos Silva

Evento marcado para a próxima semana contará ainda com as participações de vários elementos do governo brasileiro.
epa09901015 Portuguese President, Marcelo Rebelo de Sousa (L), and the president of the Parliament, Augusto Santos Silva (C), before the speech by the President of Ukraine Volodymyr Zelensky this afternoon in the Portuguese Parliament in Lisbon, Portugal, 21 April 2022. Zelensky has been making a virtual world tour in recent weeks, lobbying foreign governments by video to help Ukraine defend itself against Russia’s invasion. EPA/MIGUEL A. LOPES
23 Junho 2023, 14h35

O XI Fórum Jurídico de Lisboa, sobre Governança Digital, que decorre entre 26 e 28 de junho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vai contar com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ainda com a de Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República de Portugal.

Entre os ilustres convidados há ainda a destacar as participações, já asseguradas, de Geraldo Alckmin, Vice-presidente da República do Brasil; Tarcísio de Freitas (Governador de S. Paulo); Flávio Dino, Ministro da Justiça; José João Abrantes, Presidente do Tribunal Constitucional de Portugal; Arthur Lira, Presidente da Câmara de Deputados do Brasil; Gilmar Ferreira Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

O evento é organizado pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL), unidade de investigação do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em conjunto com os parceiros brasileiros do IDP e FGV.

Vão ser abordadas várias questões consideradas importantes, como riscos para o Estado de Direito e defesa da Democracia, o papel das Forças Armadas no estado Democrático, novas formas de populismo e tensões com o Estado democrático, inteligência artificial e governança algorítmica, responsabilidade das plataformas por conteúdos ilícitos, defesa da democracia e liberdades fundamentais.

“O Direito Público é uma área que apresenta cada vez mais desafios, sobretudo relacionado com o tema da Governança Digital e Liberdades individuais, pelo que acreditamos que o XI Fórum Jurídico de Lisboa será um espaço plural para promover o debate sobre temas como a regulação do ciberespaço, a garantia das liberdades individuais e a defesa da Democracia, bem como uma oportunidade para mais um salto em frente na aproximação entre o Direito português e brasileiro”, afirma Carlos Blanco de Morais, Coordenador Científico do Lisbon Public Law Research Centre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.