Esta sexta-feira vai ser conhecida a avaliação do rating de Portugal, feita pela agência Moody’s, que na opinião dos analistas da XTB, e apesar dos últimos acontecimentos, não deve trazer surpresas, “sendo que a dívida soberana portuguesa deverá ser mantida em “BAA2”, continuando assim ligeiramente acima dos níveis considerados “lixo””.
“Numa altura em que a incerteza política paira em Portugal, o impacto da instabilidade política começa a ser posto à prova nos mercados internacionais. Embora a bolsa portuguesa tenha estabilizado após o sell-off motivado pela demissão inesperada do primeiro-ministro e os juros da dívida soberana continuem estáveis, as decisões das agências de rating podem revelar-se um desafio para o país”, sublinham os analistas.
Ainda de acordo com essa análise, se a instabilidade política se mantiver “não devemos excluir a possibilidade das agências de notação de rating começarem a levantar alguns sinais de risco sobre o país”.
Esta é uma avaliação atribuída por agências de notação financeira, como é o caso da Moody’s, e que avalia o risco de crédito, tornando-se assim uma avaliação com um grande impacto para o financiamento dos países e das empresas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com