O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, esta terça-feira, que a guerra com a Rússia pode acabar mais cedo do que algumas pessoas pensam.
“Acho que estamos mais perto da paz do que pensamos. Só temos que ser muito fortes, muito fortes”, disse Zelensky citado pela “BBC”. Zelensky também disse que o plano de vitória que apresentaria ao presidente dos EUA, Joe Biden, esta semana, exigiria que os aliados da Ucrânia “fortalecessem” o exército ucraniano.
Zelensky disse que o plano não é sobre negociar com a Rússia, mas sim “uma ponte para uma saída diplomática, para parar a guerra”. Para Zelensky a Ucrânia só poderia pressionar o presidente russo, Vladimir Putin, a encerrar o conflito, se Kiev estivesse numa “posição forte”.
Esta terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia estava a ser cautelosa sobre relatos da comunicação social sobre um plano ucraniano e acrescentou que o conflito só terminaria quando os objetivos da Rússia fossem alcançados.
Zelensky vai discursar na Assembleia Geral da ONU, esta quarta-feira, e também deve encontrar-se com os candidatos presidenciais dos EUA, Donald Trump e Kamala Harris.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com