As duas principais economias de ambos os lados do Atlântico começaram o ano com prestações diferentes: enquanto a zona euro superou as expectativas e cresceu o dobro da previsão (ainda que uns tímidos 0,4%) no primeiro trimestre, os EUA registaram um recuo à boleia das importações e das encomendas antecipadas ao exterior face à iminência de tarifas.
Os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira mostram um avanço de 0,4% em cadeia no PIB da zona euro, o que superou as expectativas dos analistas, cifradas em 0,2%. O último trimestre de 2024 havia fechado com um crescimento também de 0,2%, enquanto em termos homólogos o PIB avançou 1,2% depois de 1% no quarto trimestre.
A economia da moeda única dá assim alguns sinais de resistência na antecâmara dos efeitos das tarifas impostas pelos EUA, tanto as recíprocas anunciadas a 2 de abril e, entretanto, já revertidas, como as de 25% sobre automóveis, aço e alumínio – estas segundas com impacto já significativo sobre a atividade europeia.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com