[weglot_switcher]

Zona euro volta ao crescimento no primeiro trimestre com avanço de 0,3%

Portugal foi uma das economias que mais cresceu na moeda única, impulsionando o bloco juntamente com Espanha, Letónia e Lituânia.
BERLIN, GERMANY – DECEMBER 18: A man walks through the corridor of the German Bundestag as an EU Flag is reflected on a glass Panel on December 18, 2020 in Berlin, Germany. The European Union and the United Kingdom struggles to find an agreement as the Brexit negotiations continue. (Photo by Michele Tantussi/Getty Images)
30 Abril 2024, 10h45

O PIB da zona euro avançou 0,3% no primeiro trimestre deste ano, isto em termos homólogos, com o bloco europeu a crescer a igual ritmo. Em termos homólogos, o espaço da moeda única registou um avanço de 0,4%, voltando assim ao crescimento após as dificuldades da segunda metade do ano passado.

Os dados da estimativa rápida do Eurostat apontam para um avanço de 0,3% dos PIB da zona euro e da UE, isto depois de o ano passado ter fechado com uma descida de 0,1% na moeda única, mantendo-se estável no bloco da UE. Este primeiro trimestre marca assim o regresso da economia europeia ao crescimento, uma tendência já sugerida pelos inquéritos privados de mercado.

Este crescimento tem sido conseguido sobretudo à custa de duas regiões periféricas da moeda única, a Península Ibérica e os bálticos. Letónia e Lituânia registaram os crescimentos mais assinaláveis, avançando 0,8% em cadeia, com Espanha e Portugal a seguirem-se, subindo 0,7%.

Em sentido inverso, apenas a Suécia registou um crescimento negativo, caindo 0,1% em cadeia. Em termos homólogos, também Áustria, Irlanda e Alemanha tiveram uma leitura recessiva, sendo que os números irlandeses são frequentemente alvo de correções assinaláveis, fruto da elevada presença de multinacionais no país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.