O PIB da zona euro avançou 0,3% no primeiro trimestre deste ano, isto em termos homólogos, com o bloco europeu a crescer a igual ritmo. Em termos homólogos, o espaço da moeda única registou um avanço de 0,4%, voltando assim ao crescimento após as dificuldades da segunda metade do ano passado.
Os dados da estimativa rápida do Eurostat apontam para um avanço de 0,3% dos PIB da zona euro e da UE, isto depois de o ano passado ter fechado com uma descida de 0,1% na moeda única, mantendo-se estável no bloco da UE. Este primeiro trimestre marca assim o regresso da economia europeia ao crescimento, uma tendência já sugerida pelos inquéritos privados de mercado.
Este crescimento tem sido conseguido sobretudo à custa de duas regiões periféricas da moeda única, a Península Ibérica e os bálticos. Letónia e Lituânia registaram os crescimentos mais assinaláveis, avançando 0,8% em cadeia, com Espanha e Portugal a seguirem-se, subindo 0,7%.
Em sentido inverso, apenas a Suécia registou um crescimento negativo, caindo 0,1% em cadeia. Em termos homólogos, também Áustria, Irlanda e Alemanha tiveram uma leitura recessiva, sendo que os números irlandeses são frequentemente alvo de correções assinaláveis, fruto da elevada presença de multinacionais no país.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com