Em Foco
Mais notícias

Infografia | Covid-19: ponto de situação em Portugal a 28 de março

Veja aqui a evolução do novo coronavírus em Portugal, já com os novos indicadores disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Economistas avisam que apoios são insuficientes

Linhas de crédito às empresas podem aumentar endividamento. Alternativas seriam financiamento a custo zero ou pagamento dos salários pelo Estado.

Lesados do Banif vão exigir indemnização de 250 milhões à TVI

Associação de lesados aguarda desfecho do julgamento da TVI para avançar com ação cível contra a estação com pedido de indemnização milionária.

João Duque: “Os preços das casas podem vir a cair por aí abaixo”

Economista fala em “paragem absoluta” no mercado. Agentes, inquilinos, proprietários e consultores pintam ao JE um cenário dramático.
Em destaque

Respostas Rápidas: Tudo o que precisa de saber sobre a moratória aos créditos bancários

Conheça a medida de apoio à economia que suspende as prestações dos créditos bancários até 30 de setembro de 2020, para as famílias e empresas afectadas pelo ‘lockdown’ económico decretado pelo Estado para travar o contágio do coronavírus.

Respostas rápidas: Saiba como funciona o regime simplificado de lay-off para as empresas

O diploma do Governo prevê várias medidas para “apoiar a manutenção dos postos de trabalho e a evitar despedimentos por razões económicas”. Saiba o que está em causa

Guia simplificado para preencher o IRS em 2020

Explicamos-lhe, passo a passo, como descomplicar a entrega desta declaração.

Lay-off: Empresas já podem começar a pedir apoios

O apoio às empresas será “automaticamente concedido”, disse o ministro da Economia. Formulário já está disponível para as empresas preencherem.

Covid-19: ‘Chef’ Vítor Sobral vai “acender uma velinha a Nossa Senhora de Fátima” para pagar salários

O Grupo Quina emprega cerca de 120 funcionários. Dois restaurantes foram encerrados, outros dois estão a funcionar em regime de ‘take away’, assim como as padarias. Vítor Sobral garante salários neste mês de março, mas não sabe como será no mês de abril.

Covid-19: Kaeser garante assistência a equipamentos de ar comprimido de hospitais e da indústria

Além de cerca de três mil empresas do setor industrial, em Portugal a Kaeser trabalha com hospitais como o Grupo Trofa Saúde, Hospital Santo António, Hospital de Braga, Hospital de Santa Maria, Hospital de Gaia, Hospitais de Coimbra, Hospitais Lusíadas e Fundação Champalimaud.

Covid-19: AHP disponibiliza 80 quartos para profissionais dos hospitais Curry Cabral e São José

Desta forma, foram disponibilizados para hospedar 80 profissionais de saúde as intalações das unidades hoteleiras Hotel My Story Tejo, na Praça da Figueira; Hotel Turim Ibéria, na Avenida 5 de Outubro; e Hotel Vip Berna, na Avenida António Serpa.

Covid-19: Operação ‘stop’ na ponte 25 de abril; PSP fiscaliza condutores um a um

Para amanhã, domingo, está prevista nova operação ‘stop’ na ponte 25 de abril, uma medida que deverá prolongar-se pelos dias úteis da próxima semana.

Covid-19: Itália supera os 10 mil mortos, mas abranda ritmo da pandemia

O país já conta com mais de 92 mil infetados pelo vírus, mas diversos especialistas consideram que o pico da pandemia no país está a ser atingido por estes dias.
AHP - Raul martins

Covid-19: Setor hoteleiro ajuda a equipar hospital de campanha no Estádio Universitário de Lisboa

Em apenas 48 hioras, a AHP enviou mais de três mil bens, entre lençóis, édredons, toalhas, almofadas e fronhas, para ajudar a montar este hospital de campanha que é hoje inaugurado.

Veja agora o Webinar: Como responder aos desafios da Pandemia?

O impacto do novo coronavírus na economia é o maior de sempre provocado por uma epidemia. Como resposta a esta realidade foram aprovadas, em tempo record, medidas excecionais.

WEBINAR: Como responder aos desafios da Pandemia (Parte 2)

Assista à segunda parte do webinar sobre os desafios levantados pela pandemia de coronavírus, em direto, no dia 31 de março, às 15h.

Saiba como responder aos desafios da Pandemia, hoje às 15h

Foi aprovado um conjunto de medidas excecionais e temporárias de resposta ao novo coronavírus, medidas essas que podem ser um pouco confusas para muitos portugueses.

Koolsite está de parabéns pelos seus 20 anos

A Koolsite assinala o seu 20º aniversário, para conhecer melhor esta empresa e o seu percurso fomos falar com Edgar Alba, sócio fundador.

WEBINAR: Como responder aos desafios da Pandemia?

No dia 27 de março às 15h vai ter a possibilidade de assistir ao webinar sobre o impacto do Coronavírus (COVID19) na economia portuguesa.

O talento trabalha-se

Nunca o mercado de trabalho foi tão exigente e tão competitivo como hoje. Vamos perceber como é que pode trabalhar o seu talento de forma a construir uma relação de crescimento mútuo com a sua empresa.
Leia mais

Farfetch apoia boutiques de moda com desconto de até 100% na utilização da sua plataforma

A tecnológica liderada por José Neves está disponíveis para auxiliar os pequenos negócios familiares que se depararam com o encerramento das lojas e para os quais a única forma de podem vender as peças é online.

“Estado português diligenciará”: Governo promete ajudar professores a regressar de Timor-Leste

Portugal admite fecho de escolas após a declaração do estado de emergência em Timor-Leste e garante que “diligenciará no sentido de conseguir uma operação de transporte aéreo”.

Fique a par das novidades fiscais e contributivas desde o final do mês passado

Para fazer face à crise que se instalou, os governos europeus tomaram medidas enérgicas para, por um lado, mitigar o contágio e, por outro, atenuar os efeitos sobre as empresas e as famílias resultantes da travagem brusca da economia. Leia aqui todas as medidas que foram aprovadas até à data.

Augusto Mateus: “Dar crédito às empresas não serve de nada. É preciso congelar a economia”

Economista Augusto Mateus considera que perante a crise da Covid-19 as linhas de crédito e os baixos juros não resolverão problemas aos empresários. Por isso, defende o “congelamento” da atividade económica durante um mês.

Portugal atingiu o excedente “mais elevado de sempre” até fevereiro: 1.274 milhões de euros

O resultado representa uma melhoria de quatro milhões de euros face ao período homólogo. A receita do Estado cresceu 3,5%, enquanto a despesa aumentou 3,8%, revelam as Finanças, que alertam que a partir de março “a execução orçamental passará a estar integralmente condicionada pelos efeitos” da Covid-19.

Publicidade deverá cair entre 40% a 50% nos media tradicionais

TV e imprensa serão os meios que mais vão sofrer com a crise económica causada pela pandemia. Grupos de media pedem apoios ao Governo, mas até agora em vão.

BCE pede aos bancos que não paguem dividendos até pelo menos outubro de 2020

O BCE trava o pagamento de dividendos na banca até pelo menos 1 de outubro de 2020.

Presidente está “solidário” com indignação de António Costa sobre o ministro holandês

“Se cada um de nós, dentro da Europa, começa a dizer mal dos outros onde vai parar a solidariedade? É como numa família”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Prazo para concurso do novo Terminal Vasco da Gama vai ser estendido

O prazo para entrega de propostas terminava 13 de junho, mas face à atual conjuntura, a APS vai estender o prazo. IP admite que os prazos de concursos do Ferrovia 2020 venham a ser afetados.

‘Geringonça ao centro’ ou governo de salvação surgem no horizonte

Maioria para “repartir os sacrifícios” da crise pode levar o PSD a juntar-se ao PS, estando por saber em que moldes. Mas António Costa e Rui Rio ainda nada disseram sobre uma ideia conotada com Belém.

Seis dicas para não cair nas fraudes de aplicações maliciosas

A empresa de software portuguesa Go4Mobility, ligada às comunicações móveis e aos serviços digitais lançou conselhos para escapar aos ciberataques que proliferam em tempos de crise como o que se vive com esta pandemia.

Luvas e máscaras não são recicláveis. Que regras do lixo devem ser seguidas durante a pandemia?

Os portugueses estão a colocar grandes quantidades nos ecopontos, sendo que estes materiais vão parar à linha de triagem para uma melhor separação, e “para além de não serem reciclados podem estar contaminados”, contaminando em seguida mais pessoas.

Covid-19: Proibida cobrança de comissões fixas nos pagamentos com cartão a partir de hoje

A cobrança de comissões fixas nos pagamentos com cartões está suspensa a partir desta sexta-feira, e até 30 de junho, passando a ser obrigatório aceitar pagamentos com cartões de qualquer valor, segundo um diploma das Finanças.

Mais de 40% das startups preocupadas que a pandemia leve ao seu encerramento

A primeira análise ao impacto da Covid-19 no ecossistema empreendedor nacional mostra que 73,1% dos micronegócios já está a sentir os efeitos negativos do vírus.

Startups angariam mais de 100 mil euros e começam hoje a entregar máscaras e óculos aos hospitais

Hospital de Santa Maria e Garcia de Orta, em Lisboa, e Hospital de São João, no Porto, irão receber os primeiros materiais de proteção comprados com o dinheiro angariado. Agora, a campanha “Stop Covid-19” quer atingir os 185 mil euros, para garantir as encomendas é necessário que o objetivo seja cumprido em menos de 48 horas.

Aplicação portuguesa de lavandaria assegura limpeza gratuita para profissionais de saúde

“Esta foi a forma de podermos agradecer a todos os que, diariamente enfrentam esta situação, pelo esforço demonstrado e que deposita em nós uma grande esperança por melhores dias”, revelam os fundadores da empresa em comunicado.

Cinco hospitais privados de Lisboa, Porto e Algarve já podem receber doentes

Com 330 lugares disponíveis e 80 camas de cuidados intensivos, estas unidades já podem receber doentes com covid-19 O conteúdo Cinco hospitais privados de Lisboa, Porto e Algarve já podem receber doentes aparece primeiro em Saúde Online.

Alguns testes rápidos só detetam anticorpos sete a 10 dias após infeção

O presidente do Instituto Ricardo Jorge alerta que é necessário ser criterioso no tipo de teste escolhido para detetar casos positivos. O conteúdo Alguns testes rápidos só detetam anticorpos sete a 10 dias após infeção aparece primeiro em Saúde Online.

Mais de 4.500 médicos responderam ao apelo para reforçar SNS

“É urgente que estes médicos, que prontamente responderam a este apelo humanista e solidário, tenham uma resposta e que se organizem os serviços", diz bastonário. O conteúdo Mais de 4.500 médicos responderam ao apelo para reforçar SNS aparece primeiro em Saúde Online.

Portugal mais rápido a tomar medidas de saúde do que Itália, Espanha e Reino Unido

É a conclusão de um estudo comparativo da Escola Nacional de Saúde Pública no qual se alerta que esta situação não permite traçar um cenário ou inferir resultados. O conteúdo Portugal mais rápido a tomar medidas de saúde do que Itália, Espanha e Reino Unido aparece primeiro em Saúde Online.

SIM quer que tutele requisite todos os estabelecimentos e trabalhadores do SAMS

Objetivo, diz o Sindicato Independente dos Médicos, é auxiliar na mitigação da pandemia da doença covid-19. O conteúdo SIM quer que tutele requisite todos os estabelecimentos e trabalhadores do SAMS aparece primeiro em Saúde Online.

Covid-19: Investigadores vão testar eficácia de vacina contra tuberculose

Investigadores do Instituto Murdoch, na Austrália, vão testar em profissionais de saúde contagiados uma vacina utilizada para tratar a tuberculose. O conteúdo Covid-19: Investigadores vão testar eficácia de vacina contra tuberculose aparece primeiro em Saúde Online.

Covid-19: Quedas na procura atingem 97,4% das imobiliárias

A Associação dos Profissionais da Mediação Imobiliária de Portugal revela hoje que as quebras na procura no último mês afectam 97,4% das imobiliárias portuguesas e a grande maioria das empresas suspendeu a sua actividade.

Covid-19: Promotores imobiliários não acreditam no caos mas o impacto no mercado será grande

O Diário Imobiliário falou com alguns dos grandes investidores portugueses que estão preocupados com o futuro do imobiliário em Portugal e antecipam algumas consequências para o sector, já com quebras reais.

Actividade turística deverá ainda ter acelerado em Fevereiro

Apesar da caída abrupta do turismo desde que foi decretada a pandemia com o Covid-19, o INE avança hoje, que até Fevereiro o sector do alojamento turístico deverá ter registado 1,6 milhões de hóspedes, mais 16%

Programa REVIVE: adjudicadas concessões do Mosteiro do Lorvão e do Palacete dos Condes Dias Garcia

Grupo hoteleiro Turim ganhou a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova, enquanto o Grupo Hoti Hotéis viu-lhe atribuída pelo Governo a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira.

OLX dá “borla” de 30 dias aos anúncios activos

O portal OLX decidiu oferecer aos seus clientes, sem qualquer custo associado, uma extensão de 30 dias para todos os anúncios activos

Covid-19: Bancos têm cinco dias para aplicar moratórias nos créditos

Os bancos têm cinco dias para aplicar as moratórias sobre créditos, segundo o decreto-lei hoje publicado, acedendo os particulares às moratórias se estiverem em situações que podem implicar perda de rendimentos.
Últimas

Covid-19: Tecnológica Primavera lança utilitário para gerir medidas do Governo

A ferramenta será disponibilizada gratuitamente aos clientes que usem as versões 9 e 10 do ERP da tecnológica.
Grupo Parlamentar do PS

Morreu Miranda Calha, histórico da Assembleia da República e ex-governante socialista

Deputado por Portalegre entre 1975 e 2019, o socialista Miranda Calha foi ainda secretário de Estado do Desporto de António Guterres, e secretário de Estado da Defesa de José Sócrates. Não resistiu ao AVC que sofreu neste sábado.

Covid-19: ‘Chef’ Vítor Sobral vai “acender uma velinha a Nossa Senhora de Fátima” para pagar salários

O Grupo Quina emprega cerca de 120 funcionários. Dois restaurantes foram encerrados, outros dois estão a funcionar em regime de ‘take away’, assim como as padarias. Vítor Sobral garante salários neste mês de março, mas não sabe como será no mês de abril.
Ver mais artigos