O negociador britânico do Brexit, David Davis, garantiu esta terça-feira que o governo do Reino Unido está preparado para uma saída sem acordo com a União Europeia, caso as conversações não avancem. O país terá um plano de contingência, numa altura em que a segunda fase de negociações foi adiada por falta de consenso.
“Existe um determinado exercício em curso em Whitehall dedicado a preparativos de contingência para que estejamos prontos para qualquer resultado”, disse Davis numa conferência do Partido Conservador, em Manchester, citado pela agência Bloomberg.
“Não é o queremos, mas é o que precisa de ser feito”, acrescentou. Ao fim de mais de seis meses e quatro rondas de negociações, as conversações pararam depois de o Parlamento Europeu ter considerado que não formam feitos avanços significativos.
Bruxelas pediu mais clareza a Davis para que as negociações do Brexit, que terão de estar concluídas até março de 2019, continuem. Uma das questões que está a ser um entrave é o comércio, com a UE a alegar que o Reino Unido se recusa a admitir o que deve ao bloco.
No entanto, o lado britânico acusa a UE de não especificar o que é necessário para avançar com as negociações. Apesar do impasse, Davis já referiu que espera que as conversações sobre o Brexit para que se possa chegar a acordo sobre os direitos dos cidadãos europeus a viver nas diferentes jurisdições.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com